Pessoal, meu periquito tá com umas escamas estranhas no bico e ao redor dos olhos. Parece uma casquinha meio esbranquiçada. Ele tá se coçando muito na grade da gaiola. Pesquisei e vi que pode ser sarna, mas não tenho certeza. É contagioso pros outros periquitos? Tem remédio caseiro ou preciso levar no veterinário de aves? Alguém tratou isso em casa?
Opa! Olha, essas escamas no bico do periquito realmente podem ser sarna, principalmente ácaros que afetam a pele. É bom ficar de olho sim, pode ser contagioso para outros pássaros, então se tiver mais algum, o ideal é separar por enquanto.
Nossa, que chato isso! Já passei por algo parecido com um dos meus. Geralmente o veterinário de aves é o melhor caminho, pois ele vai receitar o tratamento certo, que pode ser um medicamento especÃfico, tipo um vermÃfugo para ácaros. Remédio caseiro eu não arriscaria, pra não piorar a situação.
Pode ser sarna sim, fernandaviana. Fique atenta a outros sinais, como perda de penas na região ou dificuldade para comer. A coceira na grade é um sintoma clássico de que ele está incomodado com isso.
Eu já tratei sarna em periquito uma vez. O veterinário me indicou um remédio lÃquido que aplicava um pinguinho na nuca dele, e funcionou super bem! Mas antes de qualquer coisa, é fundamental confirmar com um profissional, viu?
Isso que você descreveu parece muito com a sarna causada por ácaros. É bom isolar ele se tiver outros periquitos. Não se assuste, mas procure um veterinário especializado em aves o quanto antes, eles saberão o que fazer.
Olha, já vi isso em uns vÃdeos e fóruns. Parece sarna mesmo. A minha recomendação é não tentar remédio caseiro não, sério. A pele do bico é delicada e pode piorar. Veterinário é a melhor opção pra garantir a saúde do seu bichinho.
Sarna em periquito é bem comum, infelizmente. Eu já tive que tratar e o veterinário me deu um remédio top. O importante é não demorar, porque pode se espalhar e incomodar bastante o bichinho.