Peixe com pontinhos brancos por todo corpo, o que é?

Meus neons e o platy tão cheios de pontinhos brancos, tipo sal grosso! Apareceu do nada, ontem tava normal. Eles tão se coçando nas pedras do aquário. Pesquisei e parece ser íctio, mas como trato? Tem que isolar os doentes? Ou trato o aquário todo? Vi que tem que aumentar a temperatura, mas tenho medo de cozinhar os peixes! Me ajudem!

Ih, matheuscorreia, parece mesmo ser íctio. Não se desespere, é bem comum e tratável. O mais importante é agir rápido! Eu tive um surto parecido e consegui controlar.

Calma, matheuscorreia! Pontinhos brancos que se coçam é clássico de íctio. Aumentar a temperatura ajuda sim, mas vá aos poucos, uns 28-30 graus já faz uma diferença grande. E sim, o tratamento costuma ser para o aquário todo.

Fique tranquilo, matheuscorreia. Íctio é chato, mas dá pra resolver. Uma coisa que me ajudou muito foi usar um medicamento específico. Tem que seguir as instruções direitinho.

Eu separei os peixes mais atacados em outro aquário com remédio quando tive íctio. Isso evitou que o parasita se espalhasse tão rápido no aquário principal. Depois tratei o aquário maior com temperatura e sifonagem.

Pra aumentar a temperatura sem ‘cozinhar’, use um termostato com controle de qualidade, matheuscorreia. E tenha paciência, o tratamento leva uns dias. Observe os peixes de perto.

Além do remédio e da temperatura, faça trocas parciais de água e sifonagem do fundo do aquário. Isso ajuda a remover os parasitas que caem dos peixes. E o carvão ativado do filtro tem que sair durante o tratamento com remédio.

Aumentar a temperatura é uma parte importante sim, mas não é a única. Tem que combinar com o remédio e as sifonagens. E se puder, aumente a aeração também, os peixes ficam mais estressados com íctio e com a temperatura alta.

Já usei um remédio chamado Azul de Metileno diluído, mas tem que ter cuidado com a dosagem pra não prejudicar as plantas e os peixes. Hoje em dia prefiro os medicamentos específicos pra íctio.