Ele está alfa? Soltando mais espinhos e dormindo o dia todo. Isso é fase de muda ou sintoma de doença?
Ouriço solta espinhos sim, é normal! Se ele tá dormindo muito e soltando mais do que o normal, pode ser fase de muda. Mas se ficar muito tempo assim ou parecer apático, vale a pena dar uma olhada com o vet pra garantir que não é nada sério.
A minha soltou bastante espinhos quando completou uns 6 meses, achei que era doença, mas era só muda mesmo. Fica de olho se a pele não tá irritada ou com falhas muito grandes.
Se ele estiver ativo, comendo bem e o comportamento geral estiver normal, provavelmente é só muda. Eles trocam os espinhos ao longo da vida, principalmente quando são filhotes e jovens.
A minha também fica mais sonolenta nessa fase de troca de espinhos. O importante é observar se ele continua se alimentando e se hidratando direitinho. Se a perda for excessiva, aí sim pode ser preocupante.
A muda em ouriços é normal, assim como em outros animais. Pode coincidir com fases de crescimento ou estresse. Se ele parece mais quieto, mas ainda come e bebe água, a tendência é que passe.
Eu já li que a fase de ‘alfa’ dos ouriços pode vir acompanhada de uma muda mais intensa. Observe a pele dele, se não houver vermelhidão ou feridas, fique tranquila. Dê um cantinho aconchegante pra ele descansar!
A troca de espinhos é bem comum. Às vezes eles perdem uns quando se assustam também. Se ele voltar ao normal em alguns dias, é só muda mesmo.
Dormir muito pode ser sinal de que ele está guardando energia para o crescimento dos novos espinhos. Se o apetite estiver bom e não tiver outros sintomas estranhos, acho que é só a fase mesmo.