Fui no açougue e o açougueiro me ofereceu um osso de boi (aquele do joelho) pro meu cachorro. Fiquei tentado a levar, mas lembrei de ter ouvido que é perigoso. Pode dar osso cru? E cozido? Qual o jeito certo e seguro de oferecer?
Olha, matheuscorreia, eu já dei osso cru pro meu cachorro uma vez e foi um sufoco! Ele quase engasgou e ficou com um pedaço preso na garganta. Desde então, só dou brinquedos próprios pra roer, aqueles de nylon que são bem resistentes. É mais seguro e ele adora do mesmo jeito.
Eu não me arrisco com osso de verdade, não. Já vi relatos de dentes quebrados e até de obstrução intestinal por causa de fragmentos de osso. O açougueiro pode ter boas intenções, mas os riscos são grandes, principalmente com ossos cozidos que ficam mais quebradiços.
Tem que tomar muito cuidado com osso, mesmo. O de joelho cozido pode lascar e machucar a boca ou o intestino. Se for dar osso cru, tem que ser um osso grande, que ele não consiga engolir inteiro e que seja mais carnudo, pra ele raspar e não morder com força. Mas ainda assim, eu prefiro os brinquedos que mencionaram, é menos preocupante.
A minha vet me falou que ossos longos, de frango ou boi, são os piores, porque eles podem lascar em pontas finas e perfurar o intestino. Ossos de joelho de boi cru, talvez, se for um osso bem grande e supervisionado, mas eu fico com um pé atrás. É melhor optar por ossos próprios para cachorros, que são feitos pra aguentar a mordida sem quebrar.
Eu já vi muito cachorro se machucar com osso de verdade. Uma vez a minha vizinha deu um osso cozido pro cachorro dela e ele quebrou um dente bem feio. Agora ela só usa osso sintético e tá super feliz. Existem umas opções bem realistas e que duram bastante.
Matheus, esquece o osso do açougueiro! É cilada. O risco de quebrar dente, machucar gengiva, ou pior, ter uma perfuração interna é muito alto. Eu prefiro investir em mordedores específicos, tipo os da Kong, que são super seguros e ainda ajudam a limpar os dentes.
Eu costumava dar osso cru pro meu cachorro, mas ele começou a ficar com os dentes muito sujos e com tártaro. A veterinária recomendou parar e usar aqueles brinquedos que a gente pode rechear com petisco. Foi a melhor coisa, ele fica entretido e os dentes agradecem!