O que ter num kit de primeiros socorros para pets?

Outro dia meu gato se cortou e eu não tinha NADA em casa pra ajudar, fiquei desesperada. O que vocês acham essencial ter numa “farmacinha” só para os pets? Gaze, antisséptico… o que mais?

Nossa, que sufoco! Super importante ter um kit assim. Eu sempre deixo em casa gaze estéril de vários tamanhos, uma fita adesiva própria para pets (que não gruda tanto no pelo), uma solução antisséptica sem álcool (tipo clorexidina diluída), algodão, tesourinha de ponta redonda e uma pinça. Ajuda muito nessas horas!

Boa pergunta, maria! Pra mim, é essencial ter uma solução fisiológica para limpar ferimentos, gaze, esparadrapo hipoalergênico e até um termômetro digital. Já usei o termômetro uma vez pra ver se meu cachorro tava com febre depois de um passeio mais puxado.

Gente, não esqueçam das luvas descartáveis! É importante pra nossa higiene e pra não contaminar o machucado do pet. E um spray cicatrizante também pode ser útil. Já usei num arranhão do meu gato e ajudou a fechar mais rápido.

Pra quem tem pet que se machuca fácil (tipo o meu que adora brigar com o portão kkk), tenho em casa um kit com água oxigenada 10 volumes (diluída!), gaze, atadura, tesoura e um spray antibacteriano. Ah, e um gel de aloe vera puro, ajuda a aliviar queimaduras e irritações na pele.

Eu sempre tenho compressas frias instantâneas, aquelas que a gente aperta e elas ficam geladas. São ótimas para pancadas e inchaços. E um kit de primeiros socorros para o pet nunca pode faltar um anti-inflamatório leve em gel ou pomada, mas sempre com orientação do veterinário, claro!

Além de tudo que falaram, eu adicionaria um kit de limpeza de ouvidos, sabe? Com um produto específico, porque às vezes acumula cera e pode dar problema. E um conta-gotas também é útil pra aplicar remédios líquidos com precisão.

Muita gente esquece, mas um spray repelente de insetos (próprio para pets!) pode ser um salva-vidas contra picadas e alergias. E umas bolinhas de algodão para limpar os olhos também são úteis.

Eu recomendo ter um livro ou um guia rápido de primeiros socorros para pets. Assim, em caso de emergência, a gente tem uma referência pra seguir e não fica perdido. E claro, o telefone do veterinário sempre à mão!