O veterinário receitou um probiótico para o meu cachorro depois que ele teve uma diarreia. O que é exatamente isso? É tipo um iogurte para cães? Posso dar por conta própria para melhorar a imunidade ou só com indicação?
Oi! Que bom que você veio tirar essa dúvida. Probióticos são aqueles ‘bichinhos’ bons para a flora intestinal do seu cachorro. São bactérias vivas que ajudam a equilibrar o intestino, especialmente depois de um desarranjo como a diarreia. Não é bem iogurte, mas a ideia é parecida de introduzir microrganismos benéficos.
Exato! Pense neles como ‘soldadinhos’ que ajudam a combater as bactérias ruins no intestino. O veterinário receitou o seu porque a diarreia pode ter desequilibrado a flora intestinal do seu cãozinho. É muito importante seguir a recomendação dele.
Essa é uma ótima pergunta! Realmente, às vezes associamos a saúde intestinal com iogurtes, mas os probióticos para pets são formulações específicas, geralmente em pó ou cápsulas, com cepas de bactérias selecionadas para eles. Eles ajudam muito a recompor a microbiota.
Sobre usar por conta própria para imunidade, eu não arriscaria sem falar com o vet. Eles são ótimos para o intestino, que tem uma ligação forte com a imunidade, sim, mas cada caso é um caso. A diarreia pode ter tido uma causa específica que precisa ser tratada também.
Concordo com a Analivia. O uso de probióticos deve ser guiado por um profissional. Às vezes, dependendo da causa da diarreia (infecção, vermes, má absorção), pode ser necessário outros tratamentos. O probiótico entra como um coadjuvante valioso.
Meu cachorro também tomou probiótico depois de um episódio de vômito e diarreia por ter comido algo que não devia. Notei uma melhora bem rápida no cocô dele, ficou mais firme. O veterinário explicou que era para ajudar o intestino a voltar ao normal mais rápido.
Uma coisa que aprendi é que os probióticos não são para prevenir doenças de forma geral, mas sim para ajudar a manter um ambiente intestinal saudável. E esse ambiente saudável, sim, contribui para um sistema imunológico mais forte. Mas o uso deve ser indicado, principalmente se houver algum sintoma.
Eles são realmente maravilhosos para restabelecer a flora intestinal, seja após antibióticos (que matam bactérias boas e ruins), estresse, ou problemas digestivos como o que seu cachorro teve. É sempre bom ter um probiótico em casa para emergências, mas na dúvida, consulte o vet!