A fuça do meu cachorro tá inchando muito! Acho que ele foi tentar brincar com uma abelha no jardim e foi picado. O que eu posso passar? Posso dar algum antialérgico de gente? É perigoso?
Nossa, que susto! Se a fuça dele tá inchando, é bom ficar de olho. Eu já passei por isso com meu gato e o que o veterinário me indicou foi compressa fria pra tentar diminuir o inchaço. E NUNCA dê remédio de gente sem falar com o vet, tá? Alguns podem ser tóxicos pra eles.
Amigo, o melhor a fazer é levar ele no veterinário o quanto antes. Picadas podem ser perigosas, ainda mais se o inchaço for grande ou se ele começar a ter dificuldade pra respirar. Eles sabem exatamente o que fazer e qual medicação usar.
Puxa, que situação chata! Enquanto você não consegue ir ao vet, pode tentar limpar a área com água e sabão neutro, com cuidado pra não machucar. Evita coçar ou esfregar.
Se for uma picada só e o cachorro for de porte médio ou grande e não apresentar outros sintomas além de um inchaço localizado, às vezes o veterinário recomenda um antialérgico específico pra pets. Mas isso só com orientação, viu? É melhor não arriscar.
Fica calmo, João! Se for só uma picada de abelha e ele não for alérgico, o inchaço pode diminuir em algumas horas. Fique de olho em qualquer sinal de piora, como vômitos, diarreia, fraqueza ou salivação excessiva. Aí é correria pro vet!
No caso de marimbondos, a picada costuma ser mais dolorida e pode ter mais reações. Se você não tem certeza do que foi, vai no veterinário pra garantir. É melhor prevenir do que remediar com nossos peludos!
Eu aprendi com meu vet que em caso de picada, o ideal é tentar remover o ferrão com cuidado, se ele tiver ficado preso na pele. Mas se o inchaço estiver avançado, não mexe muito, vai que piora.