É um pensamento triste, mas necessário. Se o nosso animal de estimação, já idoso, morrer em casa durante a noite, por exemplo, o que devemos fazer? Para quem ligar? Como proceder com o corpo de forma respeitosa?
Nossa, que situação difícil, cauemelo. Imagino a dor. Se acontecer durante a noite, o ideal é aguardar o amanhecer para ligar para o veterinário ou uma clínica que ofereça serviço de remoção. Eles podem orientar sobre como conservar o corpinho até a remoção e quais opções de cremação ou sepultamento existem na sua região. É importante manter a calma e lembrar dos bons momentos.
Sinto muito que você esteja passando por isso ou pensando nisso. É realmente um momento de muita tristeza. Na minha cidade, tem um serviço específico para pets que fazem o recolhimento em casa e levam para a cremação. Eles são bem respeitosos. Se não tiver isso, o veterinário é a melhor pessoa pra te orientar. Eles podem indicar crematórios ou até mesmo funerárias pet.
Que pergunta importante, cauemelo. É algo que a gente não quer pensar, mas precisa saber. Se for durante a noite, e o veterinário não atender, dá pra ligar para uma emergência veterinária 24h. Eles costumam ter um protocolo pra isso. Se puder esperar, ligue assim que o dia amanhecer. Eles te darão todas as instruções de como proceder com o corpinho até a chegada deles.
Lembro que quando meu cachorrinho faleceu, foi durante o dia e ligamos pro veterinário. Ele nos orientou a envolvê-lo em um lençol limpo e colocá-lo em uma caixa ou cesto, e depois na geladeira (se o tempo fosse curto até a remoção). Foi bem difícil, mas o pessoal do crematório foi muito gentil e cuidadoso.
Meu cachorrinho faleceu em casa e o que fizemos foi ligar para o nosso veterinário assim que ele abriu. Ele nos indicou um crematório de confiança que fez o recolhimento em casa. Foi um alívio saber que ele seria cuidado com dignidade. Eles ofereceram a opção de cremação individual com a urna das cinzas, o que foi reconfortante pra gente.
É tão complicado pensar nisso… Se acontecer, o mais importante é garantir que o corpinho seja tratado com o máximo respeito. Procurar um veterinário é o primeiro passo. Eles te darão o suporte e as indicações de serviços de remoção e cremação. Se for durante a noite, tente encontrar um contato de emergência veterinária que possa te orientar.
No meu bairro tem uma funerária de pets que faz o serviço completo, desde o recolhimento em casa até a cremação. Acho que vale a pena pesquisar se existe algo assim na sua região. É uma forma de lidar com o luto com mais tranquilidade, sabendo que o pet terá um destino digno.