Meu vira-lata tem pavor de criança. Se uma se aproxima na rua, ele late e tenta fugir. Agora minha sobrinha vai passar as férias em casa e estou tenso. Como posso manejar essa situação para ser seguro para ambos?
Nossa, que situação delicada! Meu primeiro pensamento é: segurança em primeiro lugar. Você já tentou entender o que causa esse medo nele? Tipo, ele já teve alguma experiência ruim com crianças? Saber a origem pode ajudar bastante.
Eu passaria por isso e é tenso mesmo. O ideal é começar com a dessensibilização, mas tem que ser bem gradual. Talvez pedir para sua sobrinha chegar perto dele com calma, oferecendo petiscos, sem contato visual direto no início. E supervisionar TUDO.
Esses cães que têm medo de criança geralmente precisam de muito espaço e tempo. Não force a barra, nem para ele, nem para a criança. Mantenha eles separados quando não puder supervisionar 100% e crie um refúgio seguro para o seu peludo.
Que bom que você está pensando nisso antes! Uma coisa que ajudou o meu cachorro foi ensinar a ele um comando de ‘vai pro cantinho’ ou ‘caminha’. Assim, quando ele se sentir sobrecarregado com a presença da criança, você pode mandar ele pro lugar dele e ele se sente mais seguro.
Considera contratar um adestrador comportamentalista, pelo menos para uma avaliação. Eles têm técnicas específicas pra lidar com medo e fobia em cães, e podem te dar um plano de ação personalizado. Vale o investimento pra garantir a paz de todo mundo.
E muito importante ensinar a sua sobrinha também! Falar para ela não correr atrás dele, não gritar perto dele, não fazer movimentos bruscos. Às vezes a criança não sabe como interagir com um cão medroso, e isso piora tudo.
Exato, beatrizpeixoto! A gente precisa educar as crianças sobre como se portar perto de cães, principalmente os que demonstram medo. E para o seu cão, thomascorreia, ofereça muita calma e rotina durante a visita. Isso ajuda a diminuir a ansiedade dele.
Sei como é! A minha cachorra era assim. Eu sempre deixava ela com acesso a um cômodo só dela, com a caminha, água e brinquedos, e quando ela ficava muito ansiosa com as crianças em casa, eu falava pra ela ir pra lá. Ela aprendia rápido que aquele era o espaço dela de segurança.