O que é o "zoomie" do cachorro? Aquele corre-corre maluco

De vez em quando, principalmente à noite, meu cachorro tem um ataque de energia e sai correndo pela casa sem direção, pulando no sofá, todo maluco. Dura uns minutos e depois ele para. O que é isso? É felicidade, excesso de energia?

Ah, isso é super comum! O nome técnico é ’ Frenetic Random Activity Periods’ ou FRAPs, mas todo mundo chama de zoomies mesmo. É tipo um surto de energia pura que eles têm. Pode ser por vários motivos: excesso de energia acumulada, alívio de estresse, empolgação, ou até mesmo depois de um banho ou ir ao veterinário pra liberar a tensão.

Hehehe, o meu também faz isso! Parece que ligam um botão e saem em disparada. Geralmente acontece quando ele tá muito feliz ou se tá guardando muita energia. Tenta aumentar o tempo de passeio ou brincadeiras durante o dia, às vezes ajuda a gastar essa energia antes da hora de dormir.

É normal sim, relaxa! É uma forma deles se expressarem, acho que é uma mistura de alívio de estresse com aquela euforia de estar vivo, sabe? O meu às vezes faz depois de um banho que ele não curte muito, é como se fosse uma liberação.

Que bom saber que não é só o meu! Pensei que ele tava ficando doido. Ele realmente tem muita energia, a gente passeia todo dia, mas parece que nunca é o suficiente.

Zoomies! Adoro ver os cachorros tendo isso, é muito engraçado. Dizem que pode ser a forma deles se livrarem de qualquer tensão ou simplesmente a pura alegria de ser um cachorro. Se não tá machucando ele ou quebrando nada, é só curtir a cena!

Meu cachorro tem isso direto quando chega visita! Acho que é a empolgação de ver todo mundo. É um jeito deles descarregarem a ansiedade e a alegria ao mesmo tempo. Se ele para sozinho depois, é porque passou. Tranquilo.

Nossa, o meu faz isso em casa toda hora, parece um ratinho de laboratório! Pensei que era algo ruim, mas o veterinário disse que é super normal, principalmente em filhotes e cães jovens. É a energia explodindo!

Zoomies é a melhor coisa pra ver! É quando eles se sentem seguros e felizes o suficiente pra soltar toda a energia acumulada de uma vez. Se ele tá comendo bem, dormindo bem e interagindo, não se preocupe, é só a natureza do cão.