O veterinário suspeita que meu Golden de 2 anos tem displasia. Fiquei arrasado. O tratamento é sempre cirúrgico? Gostaria de saber sobre outras opções, como fisioterapia ou medicamentos que possam dar qualidade de vida pra ele sem uma cirurgia tão invasiva.
Nossa, que situação chata! A displasia coxofemoral é quando o encaixe da articulação do quadril não se forma corretamente, sabe? É mais comum em raças grandes como Golden. Não fica arrasado, existem sim outras opções antes de pensar em cirurgia.
Entendo sua preocupação. A cirurgia geralmente é recomendada quando a displasia está em um estágio mais avançado ou causa muita dor e dificuldade de locomoção. Mas antes disso, o veterinário pode indicar um bom controle de peso, exercícios moderados e talvez suplementos para articulações.
Fisioterapia é uma excelente alternativa! Laserterapia, hidroterapia (aulas na piscina) e exercícios específicos podem fortalecer a musculatura ao redor do quadril, dando mais suporte e aliviando a dor. Converse com seu veterinário sobre indicações de fisioterapeutas.
Existem também medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser usados para controlar a dor e a inflamação, melhorando a qualidade de vida dele. Mas é fundamental que sejam prescritos pelo veterinário, ok?
É importante seguir o acompanhamento veterinário à risca. Às vezes, uma combinação de dieta balanceada, exercícios controlados e medicação já faz uma diferença enorme! Não desanime, seu Golden ainda tem muita vida pela frente.
Sei de casos que, com tratamento conservador bem feito (exercícios e medicação), os cães vivem super bem por anos sem precisar operar. A idade e o grau da displasia influenciam muito.
Tem também algumas dietas específicas que ajudam na saúde das articulações, com condroitina e glucosamina. Vale a pena perguntar ao veterinário se é algo que pode ser benéfico para o seu caso.