Miniporco faz xixi quando escuta barulho, medo?

Ele se assusta e faz xixi com facilidade quando ouve SOM alto, mesmo em casa. Isso é normal ou devo acostumar?

Oi vitornogueira! Que situação chatinha com o seu miniporco. Parece que ele é bem sensível a barulhos altos mesmo. Alguns animais são mais medrosos que outros, é normal ter essa reação, mas a gente pode tentar ajudar ele a se sentir mais seguro.

Acontece com o meu cachorro também, vitornogueira. Qualquer trovão ou fogos ele já se treme todo e faz xixi no lugar. Acho que é medo mesmo, uma reação de susto.

Olha, meu porquinho da índia fazia xixi quando se assustava com um barulho inesperado. É uma resposta involuntária de medo, tipo um reflexo. Tenta ver se ele fica mais calmo depois que o barulho passa.

É bem provável que seja medo, vitornogueira. Eles são bem mais sensíveis a sons do que a gente imagina. O ideal é ir acostumando ele aos poucos com sons mais baixos e aumentar gradualmente, mas sem forçar.

Eu já li em alguns lugares que miniporcos podem ter essa reação. Se o barulho for muito repentino e alto, pode ser que ele se assuste e solte o xixi. Não acho que seja algo pra se preocupar tanto, mas observar o comportamento dele é sempre bom.

A minha gata faz isso quando ouve o aspirador ligando de repente. É um susto e aí ela sai correndo e às vezes até faz xixi. É a forma dela de reagir a algo que não entende ou que a assusta.

Acho que o termo ‘acostumar’ não é o ideal, vitornogueira. O que a gente pode fazer é dessensibilizar. Começar com ruídos bem baixinhos e ir aumentando o volume aos poucos, associando com petiscos e carinho, pra ele criar uma associação positiva.

Que dó! É normal sim ele ter essa reação de medo. O que você pode tentar é criar um ‘porto seguro’ pra ele, um lugar onde ele se sinta protegido quando ouvir um barulho mais alto. Uma casinha ou um cantinho mais reservado.