Minha tartaruga tigre d'água não come ração, só quer camarão

Pessoal, minha tigre d’água só quer comer camarão seco! Tento dar ração própria pra tartaruga mas ela ignora. Sei que só camarão não é uma dieta balanceada, mas não sei como fazer ela comer outras coisas. Já tentei misturar, deixar com fome, mas ela é teimosa. Quanto tempo posso deixar sem comer até ela aceitar a ração? Alguém passou por isso?

Eita, que situação! Tartarugas podem ser bem teimosas mesmo. A minha também deu uma fase assim, mas com o tempo ela foi aceitando a ração. Tenta variar um pouco o tipo de ração também, às vezes elas enjoam. Talvez misturar um pedacinho bem pequeno de camarão na ração possa ajudar no começo.

Oi! Olha, não sou veterinária, mas acho que deixar sem comer por muito tempo pode ser arriscado, viu? Elas precisam de nutrientes. Talvez o camarão tenha algum cheiro ou sabor que ela adore mais. Já tentou umedecer a ração com um pouquinho de água morna? Às vezes isso libera mais o cheiro e atrai elas.

Caramba, eloahpinto! Isso é chato mesmo. O meu já rejeitou a ração algumas vezes, mas ele nunca foi fanático por camarão. Uma vez, eu deixei ele sem comer por uns dois dias, e aí ele comeu a ração. Mas eu fiquei bem de olho nele pra ver se ele não tava fraco. Acho que é importante ver o peso dela e se ela tá ativa.

Eu já ouvi falar que essas tartarugas de água doce, às vezes, precisam de variedade na dieta. Não só ração. Talvez oferecer um pouco de folhas verdes escuras (tipo rúcula ou couve, em pedacinhos bem pequenos) ou até mesmo uns pedacinhos de peixe cru congelado e depois descongelado possa ser uma alternativa. Mas sempre em quantidade pequena, pra não estragar a dieta principal.

Minha prima passou por isso com a dela! O que ela fez foi colocar o camarão no congelador, aí ficava mais duro, e ela ralava um pouquinho por cima da ração. A tartaruga não percebia tanto o camarão e acabava comendo a ração junto. Depois de um tempo, ela foi diminuindo a quantidade de camarão ralado até sumir.

Eloahpinto, você já tentou oferecer a ração em horários diferentes? Ou mudar a forma de apresentação? Tipo, em vez de jogar na água, colocar num potinho? Às vezes, a novidade pode despertar o interesse delas. E se ela tá ativa e comendo camarão, por enquanto, talvez não seja tão urgente assim, mas é bom ir tentando diversificar sim.

É importante observar se ela está ganhando peso ou perdendo. Se ela estiver ativa e comendo camarão, mesmo que só isso, ela está obtendo alguma energia. O ideal seria consultar um veterinário de exóticos pra ter uma orientação segura sobre o tempo de jejum e como introduzir a ração de forma gradual e segura. Eles podem ter estratégias específicas.