Oi gente, minha calopsita macho sempre cantava muito, mas faz umas 2 semanas que parou completamente. Ela tá comendo normal, não vejo nada diferente, mas o silêncio tá estranho. Mudei ela de lugar há um mês, será que tem a ver? Ou pode ser época de muda? Não vejo penas caindo. Alguém já passou por isso? Quanto tempo demora pra voltar a cantar?
Oi isisporto! Que estranho mesmo, ave que não canta é um sinal pra gente ficar atento. Você já verificou se a água tá sempre limpinha e fresca? Às vezes uma coisinha simples assim faz diferença. E a comida, tá a mesma de sempre ou mudou algo recentemente?
Pode ser sim a mudança de ambiente, isisporto! Calopsitas são sensíveis a isso. Talvez ela ainda esteja se adaptando ao novo espaço e se sentindo um pouco insegura pra fazer barulho. Dê um tempo pra ela, sabe? Deixe ela explorar o local com calma.
A minha já ficou quieta assim uma vez. Era uma época que ela tava aprendendo a comer ração e parou de cantar um pouco pra se concentrar nisso, acredita? Depois voltou com tudo! Mas a sua tá comendo normal, né? Então fica a dúvida…
Muda de penas pode ser, isisporto. Mesmo que você não veja muitas penas caindo, a muda pode estar acontecendo internamente, e às vezes elas ficam mais quietinhas nesse período. É mais comum em certas épocas do ano.
Oi isisporto! Que estranho mesmo, a gente acostuma com a zoada deles, né? Mudança de ambiente pode ser sim, viu? Eles são sensíveis, talvez precise de um tempinho pra se adaptar ao novo cantinho. E sobre a muda, às vezes a gente não vê cair muita pena, mas pode ser que esteja rolando sim. Fica de olho se ela tá mais quieta ou comendo menos que o normal, aí pode ser algo mais preocupante. Mas se ela tá normal, deve ser só adaptação ou a troca de penas acontecendo de mansinho.
E aí isisporto! Calopsita quieta é preocupante mesmo. Já pensou se ela tá com algum bichinho? Ou talvez alguma coisa na alimentação mudou e ela não tá gostando? Não custa dar uma olhada na gaiola dela, se não tem nada esquisito, tipo mofo ou algo assim. E o que mais te preocupa, ela tá mais arisca ou só quieta mesmo?
Isis, às vezes eles param de cantar quando estão estressados ou sentindo alguma coisa. Tenta ver se ela tá interagindo bem com você, se tá pedindo carinho. Se ela sempre cantou muito, esse silêncio repentino é sinal de que algo mudou. A muda de penas realmente pode deixar eles mais quietos, mas se não caiu pena nenhuma, aí pode ser outra coisa. Tenta conversar com ela, dar uns petiscos que ela goste, pra ver se anima.
Olha, mudinha de penas pode ser mesmo, mas geralmente eles ficam meio indispostos nessa fase. Se ela tá comendo e agindo normal, pode ser que a mudança de ambiente realmente afetou. As calopsitas são muito ligadas à rotina e ao lugar onde vivem. Dê um tempo pra ela se acostumar, e se continuar assim por mais umas semanas, aí vale a pena investigar mais a fundo. Talvez até levá-la no veterinário de aves pra dar uma olhada.
Minha calopsita ficou quieta uma vez, era porque o vizinho tinha comprado um gato e o barulho incomodava ela! Elas são bem atentas aos sons. Será que não tem nada diferente acontecendo aí perto que pode ter assustado ela? Se for muda, geralmente dura um tempinho mesmo, e elas ficam mais calmas nessa fase.
Isis, não se preocupe demais ainda. Calopsitas podem ter ciclos. Às vezes elas cantam mais em certas épocas e ficam mais quietinhas em outras. O que você descreveu (comer normal, sem sinais de doença) é bom. Se a mudança de ambiente foi recente, é bem provável que ela esteja se adaptando. Tenha paciência, se tudo estiver bem, o canto volta! Se ela parecer apática ou comendo menos, aí sim procure um vet.
Cara, a minha calopsita parou de cantar uma vez também. Era porque eu tinha mudado a ração dela pra uma que ela não gostava. Pode ser que alguma coisa na comida tenha mudado? Ou se você deu algum petisco novo? Elas são bem seletivas às vezes. Se ela tá comendo normal, talvez não seja a comida, mas vale pensar.