Meus guppys não param de reproduzir, como controlar?

Socorro! Comprei 3 guppys há 2 meses e agora tenho mais de 30! Eles não param de fazer filhotes! Meu aquário de 60 litros tá ficando superlotado. Não quero matar os filhotes, mas também não tenho pra quem dar. Como faço pra parar essa reprodução desenfreada? Separar macho e fêmea? Mas aí preciso de outro aquário né? Tô perdida!

Haha, bem-vindo ao clube dos guppys! Eles são um sucesso mesmo na reprodução. Separar os sexos é uma saída, mas dá um trabalho danado ter que montar outro aquário. Você já pensou em oferecer os filhotes para alguma loja de aquarismo? Algumas aceitam, viu?

Nossa, 30 guppys em 2 meses é muita coisa mesmo! Eu tive uma experiência parecida. Uma coisa que ajudou um pouco foi ter mais plantas no aquário. Parece que os filhotes se escondem melhor e alguns acabam sobrevivendo, mas não resolve totalmente a superpopulação, né?

Esse é o dilema dos guppys! :joy: Uma dica que me deram é ter alguns peixes predadores que comam os filhotes. Mas aí tem que ter cuidado pra não predar os adultos ou outros peixes que você tenha. Uma outra opção, se você não quer ter mais aquários, é tentar vender ou doar para amigos que também gostam de peixes.

Entendo perfeitamente sua situação! É muita responsabilidade ter tantos peixinhos. Separar macho e fêmea é a forma mais garantida de controlar, mas concordo que precisa de outro aquário. Se não for viável, talvez conversar com amigos ou grupos de aquarismo na sua cidade ajude a encontrar lares para os filhotes.

Opa! Guppys são campeões mesmo! :trophy: Para controlar sem estresse, uma coisa que eu faço é deixar os filhotes no aquário principal com os adultos, mas com muitas plantas e esconderijos. Assim, alguns acabam virando alimento para os maiores, o que naturalmente controla a população. É meio cruel pensar assim, mas na natureza funciona assim. E os que sobrevivem, bom, vão crescendo e você pode ir doando aos poucos.

Que situação! Eu não tenho coragem de ter guppys justamente por isso! :sweat_smile: Mas, se você não quer separar, uma ideia é ter um aquário de maternidade menor e tirar as fêmeas quando estiverem prenhes. Assim você controla os nascimentos e pode doar os filhotes mais facilmente.

Alanajesus, é complicado mesmo! Você já tentou divulgar em grupos de aquarismo online? Muita gente procura guppys e filhotes pra iniciar ou aumentar seus aquários. Às vezes dá pra conseguir um bom número de doações assim.