Meu vizinho reclama do latido do meu cachorro. O que a lei diz?

Meu vizinho do apartamento de baixo vive reclamando que meu cachorro late durante o dia. Ele nĂŁo late a noite. Ameaçou chamar a polĂ­cia. Ele pode fazer isso? Existe uma lei do silĂȘncio para latidos? Como posso resolver isso amigavelmente?

Putz, que situação chata! A lei do silĂȘncio geralmente se aplica a barulhos excessivos em horĂĄrios especĂ­ficos, mas latidos podem ser um pouco mais complicados. Cada cidade tem suas prĂłprias regras, entĂŁo vale a pena verificar a legislação municipal. Mas antes de tudo, tenta conversar com o vizinho de novo, quem sabe oferecendo um petisco para ele relaxar um pouco? Rsrs.

Nossa, que situação chata! Tenta conversar com ele com calma, explica que o dog sĂł late durante o dia e que vocĂȘ estĂĄ buscando soluçÔes. Às vezes, um acordo amigĂĄvel resolve antes de virar briga.

Lei do silĂȘncio existe, mas geralmente foca em barulho noturno. O latido excessivo, mesmo de dia, pode ser considerado perturbação do sossego, principalmente em condomĂ­nios. Se o regulamento interno do seu prĂ©dio proĂ­be, aĂ­ complica.

Jå passei por algo parecido! Tentei alguns treinos de adestramento com meu cachorro e ele melhorou bastante. Existem vídeos e até profissionais que podem te ajudar a identificar o motivo do latido e como diminuir isso.

O vizinho pode sim registrar um boletim de ocorrĂȘncia se o barulho estiver realmente incomodando e persistente. É bom vocĂȘ verificar a convenção do condomĂ­nio e tambĂ©m as leis municipais sobre barulho. O ideal Ă© resolver antes que chegue a esse ponto.

Se nĂŁo tem um acordo, talvez um mediador de conflitos possa ajudar a vocĂȘs dois a chegarem a um consenso. Às vezes, um terceiro neutro facilita a conversa e encontra soluçÔes que vocĂȘs nĂŁo pensaram.

VocĂȘ jĂĄ pensou em deixar algum brinquedo interativo ou um Kong recheado quando sair? Às vezes, o latido Ă© por tĂ©dio ou ansiedade. Isso pode manter ele entretido enquanto vocĂȘ nĂŁo estĂĄ em casa.

Em alguns municĂ­pios, a perturbação do sossego pode ser configurada mesmo durante o dia, dependendo da intensidade e frequĂȘncia do barulho. O cĂłdigo civil tambĂ©m fala sobre o direito de vizinhança. É bom se informar sobre as leis especĂ­ficas da sua cidade.

Tenta mapear em que momentos ele late mais. É quando vocĂȘ sai? Quando ouve barulhos na rua? Entender o gatilho pode te ajudar a prevenir o latido. Às vezes, deixar um som ligado ou uma TV ajuda a mascarar os ruĂ­dos externos.