Meu porquinho-da-índia lambe as próprias pernas, falta de vitamina?

Ele está lambendo as patinhas sem parar. Li que pode ser falta de vitamina C. Isso faz sentido? Quais sinais confirmar?

Oie, mariafernanda! Olha, a falta de vitamina C pode sim causar alguns problemas nos porquinhos-da-índia, como problemas nas articulações e gengivas. Mas lambedura excessiva nas patinhas pode ser um monte de coisa. Já verificou se não tem alguma feridinha, espinho ou algo incomodando ele ali?

Pode ser, mas não só isso. Lambedura compulsiva pode ser sinal de estresse ou até mesmo dor. Tenta observar se ele está comendo normal, se o pelo está brilhante, se ele está ativo. Esses são bons indicadores de que a saúde geral dele está ok.

Minha porquinha fez isso uma vez e era porque a unha estava crescendo torta e incomodando. Levei no veterinário e ele corrigiu. Fiquei mais tranquila depois.

Vitamina C é crucial pra eles, mas eu sempre recomendo dar frutas e vegetais frescos na dieta. Se ele estiver comendo bem e a fruta/verdura for variada, é menos provável ser só falta de vitamina. Mas seria bom consultar um vet pra ter certeza, né?

A minha ficava lambendo uma área específica do corpo e era alergia a alguma coisa na gaiola. Troquei a forração e melhorou. Talvez seja bom você ver se mudou algo na rotina ou no ambiente dele recentemente.

Lambendo sem parar pode ser mesmo um sinal de desconforto. Se não for nada físico, tipo unha ou ferida, pode ser algo mais comportamental ou até mesmo um parasita que a gente não vê de cara. O ideal é mesmo um veterinário de exóticos dar uma olhada.

Eu dou o suplemento de vitamina C em gotas todo dia para os meus, além das verduras. Eles adoram e fico mais tranquila sabendo que estão recebendo o que precisam. Mas se ele está lambendo demais, o melhor é o veterinário mesmo.