Gente, não aguento mais! Meu pitbull de 8 meses tá destruindo TUDO em casa. Já comeu sofá, porta, chinelo, controle remoto… Quando saio pra trabalhar, volto e tá tudo destruído. Ele tem brinquedo, osso, mas prefere destruir as coisas da casa. Sei que a raça tem muita energia, mas tá impossível. Será ansiedade de separação? Como vocês lidam com isso? Pensei em creche canina, mas é muito caro.
Eita, Luiz Gustavo! Sei bem como é isso. Pitbulls são pura energia mesmo. O meu era assim quando filhote. Pra ele, os brinquedos e ossos não eram suficientes. Comecei a dar mais passeios longos, e quando digo longos, são pelo menos 1 hora por dia, em ritmo mais acelerado. E variar o tipo de passeio ajuda também, pra ele gastar a mente e o corpo. E quando ele ficava sozinho, colocava música calma pra ele. Ajudou um pouco.
Luiz Gustavo, que situação chata! 8 meses é uma fase bem intensa. Pode ser ansiedade de separação, sim, ou só a necessidade de gastar essa energia toda mesmo. Você já tentou brinquedos interativos que liberam petiscos? Às vezes, o desafio de conseguir a recompensa prende a atenção dele por mais tempo. E deixar a TV ligada com algum canal de cachorros ou documentário pode ajudar a distrair também.
Cara, meu pitbull também era um destruidor! O que me ajudou muito foi a enriquecimento ambiental. Em vez de só dar um brinquedo, eu escondia petiscos pela casa pra ele procurar, mudava os móveis de lugar às vezes (nada muito drástico, claro) e usava aqueles tapetes de fuçar. A ideia é manter a mente dele ocupada enquanto ele está sozinho. E quando você chegar, nada de bronca! Ele não vai entender. Tenta ignorar a destruição e focar em recompensar o bom comportamento.
Luiz, ansiedade de separação é bem comum nessa idade e raça. Além dos passeios e brinquedos, você já pensou em treinar ele para ficar sozinho gradualmente? Começa deixando ele sozinho por 5 minutos, depois 10, e vai aumentando aos poucos. Saia e volte sem fazer muito alarde. Tente não fazer um grande ritual de despedida ou de chegada, isso pode aumentar a ansiedade dele.
Pra pitbull eu acho que exercício é a chave principal. Se a creche for muito cara, tenta ver se tem algum amigo ou vizinho que tenha um cachorro com quem o seu possa gastar energia antes de você sair. Ou então, se você tiver tempo, tente introduzir um esporte canino como agility ou flyball. Isso cansa MUITO e foca a energia dele em algo produtivo.
Nossa, Luiz Gustavo, imagino sua dor de cabeça! Pitbull com energia alta é assim mesmo, eles precisam gastar isso de alguma forma. Já tentou levar ele pra correr antes de você sair? Uma boa caminhada ou brincadeira intensa pode cansar ele um pouco.
Pelo que você descreveu, parece muito com ansiedade de separação mesmo. Meu dog já fez isso também. Tenta deixar a TV ligada ou um rádio com música calma quando sair. E quando voltar, nada de festa, espere ele se acalmar pra dar atenção, pra ele não associar sua volta com algo super excitante.
Poxa, Luiz Gustavo! Seus móveis devem estar sofrendo!
Brincadeiras à parte, já pensou em enriquecimento ambiental? Tipo aqueles brinquedos que soltam comida aos poucos, ou tapetes de fuçar. Isso ajuda a ocupar a mente deles quando estão sozinhos e diminui o tédio.
Nossa, Luiz Gustavo, imagino a sua situação! Pitbull com essa energia toda é complicado mesmo. Já tentou aumentar a rotina de passeios? Se ele gastar mais energia fora de casa, pode ser que ele fique mais tranquilo quando você sair. Tenta passeios mais longos e talvez brincadeiras de buscar.
O meu golden retriever era assim quando filhote, destruía tudo! O que ajudou foi a gente acostumar ele gradualmente a ficar sozinho. Começávamos com 5 minutos, depois 10, e assim por diante. Deixava um Kong recheado com petisco pra ele se distrair. E se ele destruía algo, a gente não dava bronca quando voltava, porque ele não entenderia. A gente só tirava o objeto destruído sem alarde.
Pode ser ansiedade de separação mesmo, Luiz Gustavo. Muitos cachorros ficam assim quando os tutores saem. Tenta não fazer uma festa enorme na hora de sair e nem na hora de voltar. Isso pode aumentar a ansiedade dele. Deixa um brinquedo que ele goste muito, um osso de roer diferente, algo que prenda a atenção dele.
Creche canina é uma boa mesmo, mas eu entendo o custo. Uma alternativa pode ser investir em enriquecimento ambiental. Deixa brinquedos que soltam comida, tapetes de fuçar, ou esconde petiscos pela casa pra ele ter que procurar. Isso cansa a mente dele e pode diminuir a destruição.
8 meses é uma fase bem desafiadora, viu? Eles estão na força total! O meu labrador nessa idade era um furacão. Além de passeios, tenta treinar comandos básicos com ele. Isso gasta energia mental e fortalece o vínculo. E se ele destruir algo, o ideal é redirecionar a atenção dele para um brinquedo apropriado na hora. Evita broncas tardias.
Uma coisa que ajudou muito aqui foi deixar o rádio ou a TV ligada em volume baixo quando saíamos. Dizem que ajuda a disfarçar os barulhos externos e a dar uma sensação de que tem alguém em casa. Não sei se funciona para todos, mas no meu caso deu uma aliviada.
Gente, e a consulta com um adestrador? Às vezes eles dão umas dicas personalizadas para o caso e o comportamento específico do cão. Pode ser um investimento que vale a pena pra evitar mais destruição e estresse pra vocês dois.
Esse tema é fogo! Meu pug dava de roer tudo quando era filhote. O que eu fiz foi ‘dog-proof’ a casa, sabe? Tirei tudo que era valioso ou perigoso do alcance dele. Sofá eu reforcei as quinas com protetor, chinelos sumiam… é um processo de adaptação de ambos os lados, dele e nosso.