Ele tosse toda vez que deita à noite, seco e repetitivo. Já vacinou, mas ouvi falar que pode ser “tosse do canil”. O que pode ser?
Oi fernandarocha! Poxa, que chato isso com seu pinscher. Essa tosse seca à noite é bem característica mesmo. A tosse do canil (traqueobronquite infecciosa canina) é uma das causas mais comuns, especialmente se ele teve contato com outros cães recentemente. Mas pode ser outras coisas também, como alergia, refluxo ou até algo na garganta.
Complicado quando eles ficam tossindo assim, né? A tosse seca noturna que você descreveu faz lembrar muito a traqueobronquite. É importante observar se ele tem outros sintomas, como secreção nasal, espirros ou febre. Se não, pode ser só a garganta mesmo irritada.
Olha, fernandarocha, meu pug teve uma tosse parecida e o veterinário disse que era traqueobronquite. Vacina ajuda muito a prevenir e diminuir a gravidade, mas não é 100% infalível. O importante é não demorar pra levar ele no veterinário, viu? Só ele pra dar o diagnóstico certo.
Essa tosse que piora ao deitar é clássica mesmo. Eu já passei por isso com meu poodle e era a tal da tosse do canil. O que o veterinário me indicou foi um xarope pra aliviar a garganta dele. Mas não se confie só nisso, viu? Um check-up é sempre bom.
O meu yorkshire também tossiu assim uma vez! Era bem assustador, parecia que ele ia engasgar. Foi traqueobronquite mesmo, pegou num passeio no parque. O veterinário deu um remédio e melhorou rapidinho. Observa se ele tá comendo e bebendo normalmente, isso ajuda a ver se a coisa tá mais séria.
Pode ser traqueobronquite sim, fernandarocha. É bem comum em cães que frequentam locais com outros cachorros. A vacina é fundamental, mas às vezes não impede totalmente. O ideal é sempre procurar um veterinário pra ele examinar o seu pinscher e indicar o melhor tratamento.
Essa tosse seca que surge mais à noite, principalmente quando ele se deita, é muito característica de problemas nas vias aéreas superiores, como a traqueobronquite. Leva ele no veterinário pra ter certeza, porque o tratamento pode variar bastante dependendo da causa.
Minha vizinha passou por isso com o cachorro dela, era bem parecido com o que você descreveu. O veterinário disse que era uma bronquite leve, não exatamente a do canil, mas algo semelhante. Deram um anti-inflamatório e um xarope. Melhora logo, espero que o seu pinscher também!