Ele vive vira nariz pra ração daqui. Já troquei marcas, mas continua preferindo importada. Como ensiná-lo a comer ração comum?
Nossa, que teimoso o seu pinscher! O meu cachorro também é um pouco chato com comida, mas nunca chegou nesse ponto de recusar totalmente a nacional. Você já tentou misturar um pouco da importada com a nacional pra ver se ele aceita?
Que situação chata! Tenho um amigo que passou por algo parecido. O truque dele foi ir trocando gradualmente. Começou com 80% importada e 20% nacional, e foi aumentando a porcentagem da nacional aos poucos. Demorou umas semanas, mas funcionou!
Pinscher é danado mesmo! O meu é pequeno, mas tem um temperamento forte. Essa questão da ração importada ser mais palatável é comum, né? Dizem que a qualidade dos ingredientes e o sabor são diferentes.
Essa da ‘ração portuguesa’ me pegou! Achei que era piada, mas se ele só come é porque tem algo nela que atrai ele. Você sabe qual a ração portuguesa que ele gosta? Talvez o sabor ou a textura seja o diferencial.
Eu acho que o ideal seria investigar por que ele prefere a importada. Pode ser algum ingrediente que a nacional não tem e ele gosta, ou algum que a nacional tem e ele não gosta. Às vezes o veterinário pode ajudar a identificar isso.
Se o problema é só o ‘vira nariz’, tente usar um pouco de patê de boa qualidade pra dar um cheirinho na ração nacional. Ou até mesmo um fiozinho de azeite de oliva extra virgem. Mas com moderação, claro!
Olha, eu não sou expert, mas já ouvi falar que alguns cães têm sensibilidade a corantes e conservantes artificiais. Talvez a ração nacional tenha algo que ele não se agrada, e a importada não. Vale a pena pesquisar as composições!
Será que não é um problema de saúde? Às vezes, quando o cachorro muda radicalmente a alimentação assim, pode ser um sinal de algo. Leva ele no veterinário pra descartar qualquer problema, antes de tentar forçar a ração.