Dei uma ração nova que mistura frutas e sementes. Ele está trocando penas prematuramente. Pode ser alergia à ração?
Oi! Perda de penas em papagaios pode ser muita coisa. Essa troca de ração pode ter sido o gatilho, mas às vezes é só uma muda mais intensa mesmo. Observa se a pele dele tá irritada ou se as penas novas tão nascendo fracas.
Pode ser sim, felipecruz. Papagaios são sensíveis a mudanças na dieta. Uma alergia ou até uma intolerância a algum componente da ração nova pode causar isso. Tenta voltar pra ração antiga por uns dias pra ver se melhora.
Eita, pena caindo assim é chato mesmo. Além da ração, verifica o ambiente dele. Estresse, pouca umidade, ou até mesmo uma fonte de calor muito perto podem afetar a plumagem.
Meu calopsita teve algo parecido quando mudei a ração. Fiquei preocupada, mas o veterinário disse que era normal a troca. Mas se você tá vendo que tá excessivo, é bom investigar.
Será que não tem alguma vitamina faltando ou em excesso nessa ração nova? Às vezes, o equilíbrio de nutrientes é super importante pra saúde das penas. Talvez vale a pena dar uma olhada na composição.
Uma coisa que a minha veterinária sempre fala é pra não dar ração misturada com muita semente. Elas são gordurosas e podem desbalancear a dieta e causar problemas de pele e penas. Talvez seja isso!
Se ele estiver comendo mais as frutas e sementes e deixando a base da ração, pode ser deficiência de nutrientes ali. Aí o corpo dele pode reagir perdendo pena. Tenta uma ração extrusada de boa qualidade, sem muitas firulas.
Não sou expert, mas já vi gente falando que queda de pena também pode ser sinal de parasitas. Tipo ácaros. Dá uma olhada de perto na pele dele, se tem alguma vermelhidão ou pontinhos. Se sim, corre pro vet!