Meu papagaio cai as penas de dorso e fica quieto, ansiedade?

Ele começou a arrancar algumas penas e fica sentado durante o dia. Isso pode ser tédio ou precisa de brinquedo novo?

Puxa, que estranho isso do seu papagaio ficar arrancando as penas. Pode ser ansiedade mesmo, ou até tédio. Seria bom investigar o que pode estar incomodando ele. Às vezes um brinquedo novo ou uma mudança na rotina já ajuda bastante.

Se ele começou a arrancar as penas, é bom ficar de olho. Papagaios podem fazer isso por estresse, tédio, ou até algum problema de saúde que esteja causando coceira ou dor. O que você tem oferecido pra ele de atividade?

Meu periquito já fez isso uma vez! Era falta de atenção minha. Comecei a passar mais tempo brincando com ele e introduzi uns petiscos diferentes pra ele procurar, sabe? Foi melhorando aos poucos.

Arrancar penas é um sinal de alerta sim. Além de tédio e ansiedade, pode ter a ver com a alimentação, ou até parasitas. Você já levou ele pra dar uma olhada no veterinário de aves?

Tédio é uma causa bem comum, mas a ansiedade também não dá pra descartar. Talvez seja bom dar uma variada nos brinquedos e ver se ele interage mais. De repente, um brinquedo que ele tenha que ‘trabalhar’ pra pegar um petisco pode distrair bastante.

O meu passarinho ficou assim e era por causa de uma gaiola nova que eu comprei, ele não se adaptou bem. Mudei de volta pra antiga e ele parou. Às vezes a mudança de ambiente pega eles de jeito.

Se ele fica quieto também, parece que ele não tá se sentindo bem mesmo. Talvez o ideal seja realmente um veterinário especializado em aves pra dar um diagnóstico certeiro. Não deixa pra lá, viu?

Pode ser que ele esteja precisando de mais estímulo mental. Que tipo de brinquedos ele tem? Existem uns bem legais que você pode esconder frutinhas dentro, ele adora!