Ele mergulha a cabeça num potinho de água, e pronto. Preciso borrifar ou dar banho mais estruturado?
O meu papagaio também adora um banhinho no potinho! Acho que se ele tá curtindo e se limpando, é porque tá funcionando pra ele. Mas fico curiosa pra saber se mais alguém faz algo diferente.
Que legal que o seu papagaio é independente pra tomar banho! O meu é mais fresco, precisa que eu borrife água nele pra ele se sentir à vontade. Talvez se o seu amazona mergulha a cabeça, ele esteja se sentindo satisfeito assim.
Acho que se ele mostra sinais de que gosta e se limpa, é um bom sinal. Alguns pássaros preferem banhos mais sutis, outros precisam de mais ‘incentivo’. Talvez ele esteja num meio termo!
Olha, pelo que eu vejo, amazonas são bem inteligentes e sabem o que precisam. Se ele tá se molhando e parecendo limpo, talvez não precise de mais nada. Mas vale observar se ele não tá com a pele ressecada ou algo assim.
Meu calopsita só gosta de molhar as patinhas. Cada ave tem seu jeito, né? O importante é ele não ficar com penas sujas ou doentes. Se ele se limpa assim, acho que tá ótimo.
Interessante essa pergunta! Eu nunca pensei que um papagaio pudesse se banhar sozinho de forma tão ‘completa’. O meu sempre precisei molhar. Talvez seja algo específico da raça ou do temperamento dele.
Eu gosto de borrifar água no meu calopsita de vez em quando, ele adora e fica mais feliz. Mas se o seu papagaio se sente bem assim, quem sou eu pra julgar? Rsrs. O importante é a higiene dele.
Acredito que se ele está se banhando ativamente e parece limpo, é o suficiente para ele. Algumas aves são mais autonomas nesses cuidados. Se você notar algo diferente no comportamento dele ou nas penas, aí sim pode ser hora de intervir.