Meu papagaio amazona grita ao ver espelho, motivo?

Toda vez que coloca espelho, ela solta uns gritos e faz careta. Ele pensa que é outro papagaio? Estratégia boa ou ruim?

Oi, anavitoria! Sim, é bem provável que ele pense que é outro papagaio. Espelhos podem confundir aves, elas acham que estão vendo um companheiro da mesma espécie e aí rola essa euforia e até territorialismo.

Que interessante seu papagaio! Essa reação é super comum. Eles ficam agitados, vocalizam bastante, e às vezes até tentam interagir com o reflexo como se fosse um parceiro ou um rival. Cuidado para ele não se machucar tentando ‘lutar’ ou se frustrar.

Olha, a estratégia de espelho pode ser boa em alguns casos pra estimular, mas no seu caso parece que deu um efeito contrário. Se ele tá gritando e fazendo careta, ele tá estressado ou querendo defender território. Talvez seja melhor tirar o espelho pra ele não ficar ansioso.

Essa é clássica! Papagaios são animais sociais e inteligentes. Quando veem o reflexo, a primeira coisa que pensam é ‘opa, um amigo!’ ou ‘opa, um intruso!’. A reação depende muito da personalidade do seu bichinho.

Pode ser uma mistura de coisas. Sim, ele pode achar que é outro papagaio. E essa ‘careta’ pode ser um sinal de excitação, talvez até de um pouco de medo ou insegurança com o ‘outro’ papagaio. É bom observar se ele não fica obcecado com o espelho.

Minha calopsita fazia isso com o espelho! Achava que era um amigo e ficava o tempo todo interagindo. No final das contas, eu tirei pra ela não ficar tão dependente da imagem e se frustrar quando percebesse que não tinha interação real.

Sobre ser boa ou ruim, depende do objetivo e da reação do pássaro. Se ele fica muito estressado, com comportamentos agressivos ou obsessivos, não é bom. Papagaios precisam de estímulos, mas nem todo estímulo é positivo pra todos.

É uma dúvida super válida! A maioria dos tutores acha que é só vaidade, mas é mais complexo. Pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado ou querendo se exibir. Observe se ele tá comendo e dormindo bem mesmo com o espelho por perto.