Sempre noto que depois do banho ele se coça, aparece umas bolinhas vermelhas perto da barriga. Acho que é reação ao shampoo. É alergia comum em labrador?
Olha, meu golden retriever também faz isso depois do banho! Às vezes é alergia mesmo, mas pode ser que a pele dele fique ressecada com o shampoo ou até com a água do banho. Tenta usar um shampoo mais suave, hipoalergênico, sabe? E seca bem ele depois, principalmente nas dobrinhas.
Meu vizinho tem um labrador que tinha essa mania de se coçar. Descobriram que era alergia ao carpete da casa, mas ele também ficava irritado depois do banho. Talvez possa ser alguma coisa no sabão que você usa ou até na toalha que você seca ele.
Alergia a shampoo é bem comum sim, especialmente em raças mais sensíveis como labradores. As bolinhas vermelhas que você falou parecem indicar isso mesmo. Seria bom você testar um shampoo para pele sensível ou dermatológico e ver se melhora.
Já passei por isso com a minha cachorrinha! As bolinhas vermelhas são um sinal clássico de irritação. Tenta dar um banho com água morna e um shampoo neutro, sem perfume. E depois do banho, nada de esfregar muito com a toalha, vai secando com batidinhas leves.
Pode ser alergia ao shampoo, mas também pode ser que a pele dele fique irritada pela água. Você já tentou usar água filtrada ou mineral pra dar banho nele? Parece estranho, mas alguns cães são sensíveis até ao cloro da água da torneira.
Gustavo, eu levaria ele num veterinário pra ter certeza. É melhor investigar direitinho, porque se for alergia, tem que tratar a causa. Eles podem te indicar um shampoo específico ou até um antialérgico, se for o caso.
O meu também se coçava muito depois do banho. Mudei o shampoo pra um mais natural, com ingredientes que eu conseguia identificar, e a diferença foi gritante! Menos coceira e sem bolinhas vermelhas.