Meu labrador está com coceira intensa depois do banho, é alergia?

Ele sempre se coça bem forte depois do banho, aparecendo vermelhidão na pele. Shampoo comum pode estar causando alergia?

Olá anasophia! Essa coceira intensa depois do banho pode ser sim uma reação alérgica. Às vezes, o tipo de shampoo que usamos, mesmo sendo específico para pets, pode conter ingredientes que irritam a pele de alguns cães mais sensíveis, como os labradores. Tenta usar um shampoo hipoalergênico ou para peles sensíveis na próxima vez e veja se melhora.

Nossa, que chato isso! A vermelhidão é um sinal clássico de irritação ou alergia. Pode ser o shampoo mesmo, ou até mesmo a água do banho se tiver algum produto químico residual. Tenta enxaguar ele super bem, sem deixar resquício de shampoo, e se continuar, vale a pena conversar com o veterinário para ele indicar um shampoo mais adequado.

Minha golden retriever também sofria com isso! Descobrimos que era o shampoo que deixava a pele dela ressecada e aí ela ficava se coçando. O que resolveu pra gente foi um shampoo de aveia, que é bem suave e hidratante. Talvez o seu labrador se dê bem com um desses.

Pode ser alergia ao shampoo sim, anasophia. Labradores têm a pele mais sensível às vezes. Outra coisa a se pensar é se ele não está pegando algum parasita externo, como pulgas ou carrapatos, que se manifestam mais depois do banho. Mas a vermelhidão aponta mais pra alergia mesmo.

Já tentou banho com água morna? Às vezes a água muito fria ou muito quente também pode incomodar a pele. Se a coceira for só depois do banho, e logo após, o mais provável é ser o produto mesmo. Vale a pena pesquisar por shampoos sem sulfatos e parabenos.

Eu já passei por isso com meu basset! A vermelhidão parecia até que ele tinha sido picado por algo. No nosso caso, o veterinário indicou um shampoo com clotrimazol e cetoconazol, porque era uma dermatite fúngica que piorava com a umidade do banho. De qualquer forma, uma consulta veterinária é o ideal para ter certeza.

Eles sofrem com essa coceira, né? Se ele se coça FORTE, talvez valha a pena verificar se não é uma reação mais séria. Se puder, leva no vet, eles podem receitar um antialérgico temporário pra ele ficar mais confortável enquanto vocês descobrem a causa.