Meu jabuti-piranga não tem apetite, é sinal de doença?

Ele ficou quieto na área fria do terrário, já faz dias que nem come a verdura. Devo me preocupar ou é hibernação?

Oi nataliarezende! Jabutis podem hibernar sim, mas geralmente isso acontece em épocas mais frias e eles dão uns sinais antes. Essa falta de apetite e o comportamento quieto, principalmente na área fria, me deixam um pouco preocupada. Você notou alguma outra mudança, tipo nas fezes ou no peso dele?

Pode ser hibernação, mas também pode ser algum probleminha de saúde. O ideal é observar bem! Ele bebe água? A casca dele está ok, sem partes moles ou com cheiro estranho? Se a falta de apetite persistir por mais uns dias, é bom procurar um veterinário de répteis.

A minha jaboti também fica mais quieta no inverno, mas nunca deixa de comer completamente. É bom você dar uma olhada na temperatura do terrário, talvez esteja muito baixa ou muito alta para ele nesse momento. Às vezes um ajuste simples já resolve.

Eu tive um problema parecido com o meu jabuti uma vez. Ele parou de comer e estava muito prostrado. Descobri que era um parasita intestinal. O veterinário receitou um vermífugo e ele voltou a comer em poucos dias. Não deixe de investigar!

Natalia, você falou que ele está na área fria. Talvez ele precise de um ponto de aquecimento mais acessível? A temperatura correta é fundamental para a digestão e o bem-estar deles. Verifica se as luzes e aquecedores estão funcionando direitinho.

Hibernação em cativeiro, principalmente em jabutis tropicais como o piranga, é um pouco incomum e pode ser perigoso se não for feito sob orientação. Falta de apetite e letargia podem ser sinais de algo mais sério. Leve a um veterinário especializado em exóticos para um check-up.

Concordo com o pessoal, é melhor investigar. Minha jaboti teve um problema de retenção de urina uma vez e o sintoma inicial foi justamente a falta de apetite e ela ficar quieta. O veterinário foi essencial para o diagnóstico.

Verifica também se a umidade do terrário está adequada. Jabutis precisam de um certo nível de umidade para não terem problemas de saúde, especialmente na respiração e na pele. Se tiver tudo certo, o veterinário é o próximo passo mesmo.