Ele se esconde e come pouco há dias, mesmo com alimentação ideal. Isso indica problema ou adaptação demorada?
Oi @matheuscorreia, que preocupação! Jabutis podem ficar mais quietos em certas épocas, tipo hibernação ou se o tempo esfriar. Mas se ele tá comendo pouco e se escondendo mais que o normal, pode ser bom dar uma olhada sim. A alimentação tá certinha mesmo? Qual a temperatura que ele fica?
Pode ser um sinal de alerta, sim. Esses comportamentos que você descreveu podem indicar que algo não está legal. É importante verificar a temperatura do terrário e a umidade. Esses bichinhos são sensíveis a mudanças.
Já passei por algo parecido com meu jabuti. Às vezes, eles ficam mais retraídos se o substrato não estiver legal ou se a luz UVB não estiver funcionando 100%. Dá uma checada nesses pontos!
Tomando a alimentação ideal, ainda assim é bom observar. Será que não tem algum parasita? Vermes podem tirar o apetite. Talvez seja bom consultar um veterinário de exóticos para ter certeza. É melhor prevenir do que remediar, né?
Olha, sem apetite e isolado pra mim já soa como um sinal de alerta. Melhor investigar a fundo! A temperatura do ambiente e se ele está tomando sol (ou luz UVB) de forma adequada são cruciais. Se estiver tudo ok com isso, um veterinário é o próximo passo.
É chato ver eles assim. Meu jabuti ficou meio manhoso uma vez e era porque a caixa d’água estava suja. Eles são bem higiênicos e se incomodam com sujeira. Lavou tudo e ele voltou ao normal. Vale a pena verificar isso também.
Puxa, que preocupante! Jabutis podem ficar inapetentes por várias razões, nem sempre é doença grave. Pode ser a temperatura ambiente, estresse, ou até mesmo o ciclo de hibernação, dependendo da época do ano e da espécie.
O meu jabuti já fez isso quando a temperatura caiu um pouco. Eles são bem sensíveis a isso. Você tem aquecedor no terrário? Verifica se a temperatura está ideal para ele.
É bom observar se ele está defecando e urinando normalmente. Se ele parar de fazer isso, aí sim pode ser um sinal mais preocupante. O isolamento também pode ser um sintoma de que algo não está legal.
A alimentação ideal é importante, mas às vezes eles enjoam de uma coisa só. Tenta oferecer uma variedade maior de folhas e legumes que sejam permitidos para a espécie. Mas se ele não come nada, aí tem que investigar mais a fundo.
Putz, que chato isso! O meu jabuti já ficou meio quieto assim uma vez, depois que troquei a lâmpada dele. Pode ser que a temperatura esteja meio baixa ou alta pra ele. Dá uma olhada se as lâmpadas de calor e UV estão funcionando direitinho e na distância certa.
Jabutis às vezes fazem umas ‘férias’ da comida, tipo hibernação, mas se ele está isolado e comendo pouco por dias seguidos, é bom investigar. Você tem certeza que a alimentação está 100% ideal para a espécie dele? Pesquisou bem sobre a dieta específica do jabuti paraguaio?
Isolamento e falta de apetite são sinais clássicos de que algo não vai bem. Pode ser desde estresse por mudança de ambiente até algum parasita ou infecção. Seria bom procurar um veterinário especializado em répteis, o quanto antes.
Eu já passei por isso com o meu! No meu caso, era um problema com a água. Verifique se a água está sempre limpa e se ele tem um local raso para beber e se hidratar. Às vezes eles ficam mais quietos se a água não está boa.
Jabutis podem ficar mais quietos em certas épocas do ano, mas a falta de apetite persistente não é normal. Tenta oferecer outros alimentos que ele goste, tipo folhas mais saborosas ou frutas com moderação. Variação pode animar ele a comer.
Como ele está de ‘movimento’? Urinando e defecando normalmente? Se a resposta for não, aí sim é mais preocupante. Tenta oferecer um banho morno para ver se ajuda a soltar o intestino e a dar um ânimo.
O meu jabuti demorou um tempo pra se adaptar quando eu o adotei. Ele ficava escondido e comia pouco. Mas o veterinário disse que era normal nesse período inicial. Como ele já está há dias assim, eu ficaria mais atenta. Qual o substrato do terrário dele? Algumas vezes, pode incomodar.
Opa, matheuscorreia! Jabutis podem ter fases de hibernação ou de diminuir o apetite, mas o isolamento junto com a falta de apetite por dias pode ser sim um sinal de alerta. É bom observar se tem alguma outra mudança no comportamento ou na aparência dele.
Pode ser que ele esteja se sentindo meio doente mesmo. Jabutis são bem sensíveis a mudanças de temperatura e umidade. Você já checou se o local onde ele fica tá com a temperatura e iluminação adequadas? Às vezes um ajuste simples já ajuda.