De repente notei o peito dele subindo e descendo muito rápido, fica ofegante e parece cansado só de andar até o comedouro. Isso é falta de ar grave?
Ih, gato respirando rápido assim é sinal de atenção! Pode ser desde algo mais simples como ansiedade ou calor até algo mais sério, tipo problema cardíaco ou respiratório. O ideal mesmo é levar ele no veterinário o quanto antes pra ele dar um check-up completo.
Nossa, que preocupante! Já passei por algo parecido com a minha gatinha, ela estava com uma inflamação nos pulmões. No seu caso, como foi repentino e ele fica ofegante, acho que não dá pra esperar. Corre no vet!
Respiração ofegante em gatos pode indicar várias coisas. Se ele não fez exercício intenso recentemente, pode ser um sinal de que algo não está bem. Fique de olho em outros sintomas como tosse, espirro ou secreção nasal. Mas, como disseram, o vet é o melhor caminho.
Se ele parece cansado só de ir no comedouro, isso é bem preocupante mesmo. Pode ser que ele esteja sentindo dor ou tenha algum problema no coração, como insuficiência cardíaca. Não demore pra procurar ajuda profissional, a saúde dele vem em primeiro lugar!
Às vezes, o estresse também pode fazer os bichanos ficarem ofegantes. Mas se você notou que é algo persistente e que o impede de fazer atividades básicas, como ir comer, eu também acho que é bom investigar. Um veterinário poderá te dar o diagnóstico certo.
Que susto, né? Quando meu cachorro teve problema respiratório, ele também ficava assim. Foi um susto, mas com o tratamento logo melhorou. O melhor a fazer é realmente ir no veterinário, eles vão saber o que fazer.
Pode ser desde um problema mais leve como asma felina ou até algo mais sério. É importante observar se ele está comendo bem, bebendo água e se o comportamento mudou drasticamente. Mas, sinceramente, não arriscaria e levaria logo no veterinário pra ter certeza.