Meu gato scottish fold tem tártaro, como tratar?

Levei ao vet e ele disse que tem placa e tártaro. Nunca escovei os dentes. Dá pra tratar em casa ou é limpeza veterinária?

Nossa, que chato isso! Com gatos mais velhinhos às vezes acontece mesmo. Já tentou escovar os dentes dele? Sei que com o Scottish pode ser mais difícil por causa das orelhinhas, mas existem escovas próprias. Se a placa e o tártaro já estão mais avançados, o veterinário pode precisar fazer uma limpeza mais profunda, às vezes até com anestesia. É bom seguir a recomendação do seu vet!

Puxa, tartarar em gato é complicado mesmo. No meu gatinho, o veterinário recomendou uma pasta dental específica para pets e uma escovação diária. No começo foi uma luta, mas ele foi acostumando. Se o seu vet já indicou que precisa de limpeza, o melhor é seguir o que ele falou, pois pode ser que em casa não resolva o que já está formado.

Meu gato também teve tártaro uma vez. O veterinário fez uma limpeza profissional e depois me receitou um spray que ajuda a controlar a formação de placa. O importante é manter a higiene oral em casa depois da limpeza, senão volta. Tenta conversar com seu veterinário sobre as opções de produtos pra usar em casa.

Geralmente, o tártaro que já está endurecido precisa ser removido por um profissional. Em casa, a gente consegue prevenir o acúmulo de placa com escovação e ração específica, mas o que já virou tártaro é difícil de tirar sem uma raspagem.

Que pena, lucasgabriel! Pra Scottish Fold pode ser mais delicado mesmo. O ideal é sempre seguir a orientação do veterinário. Eles sabem o quão avançado está o tártaro e qual o melhor procedimento. Talvez uma limpeza veterinária resolva e depois você pode focar na prevenção com escovação e petiscos orais.

Meu gato mais velho também desenvolveu tártaro. O veterinário fez a limpeza e agora eu uso um gel dental que ele lambe. Ajuda bastante a não piorar. Mas o que já tá forte, só com limpeza mesmo, infelizmente.

Tenta procurar por petiscos que ajudem na limpeza dos dentes, tem umas marcas que são ótimas pra isso. Mas se o tártaro já tá bem aparente, o veterinário é o caminho mais seguro pra ele não ter dor ou problemas mais sérios.