Ele fica cheio de nós perto da barriga mesmo sendo escovado 2x por semana. Como evitar sem dar banho todo dia?
Ragdoll tem pelo longo, né? Até escovando duas vezes por semana às vezes embola mesmo, principalmente nessa região da barriga que eles gostam de rolar. Tenta usar um spray desembaraçador antes de escovar, ajuda bastante a soltar os nós sem puxar muito.
Eu uso um pente de metal com as pontas mais largas pra começar, e depois um com dentes mais finos. Se o nó estiver muito apertado, às vezes eu uso um pouquinho de condicionador de bebê diluído em água pra molhar o nó, aí ele solta mais fácil.
Comigo também acontecia! Agora eu tô fazendo a escovação em camadas, sabe? Pego uma mechinha de pelo e escovo de baixo pra cima, bem devagar. E não esquece de dar atenção especial pras axilas e atrás das orelhas, que são pontos que embolam rápido.
Cuidado pra não forçar o nó! Se estiver muito difícil, às vezes é melhor cortar com uma tesourinha de ponta redonda bem delicadamente, só o nó mesmo, pra não machucar ele. Mas o ideal é evitar chegar nesse ponto, né?
Você já tentou raspar as axilas e a barriguinha dele com máquina de tosa? Tem umas máquinas específicas pra pets que não esquentam tanto. Fica com um pelo mais curto nesses pontos e a tendência a embolar diminui muito.
Um bom shampoo e condicionador pra pelos longos também faz diferença. Ajuda a manter o pelo mais sedoso e menos propenso a embaraçar. Talvez valha a pena investir em produtos específicos pra raça ou tipo de pelo.
A escovação diária, mesmo que rápida, ajuda mais do que duas vezes por semana, sabia? Tenta dar uma passadinha rápida todos os dias, só pra soltar os pelos e evitar que os nós se formem. Com o tempo, ele se acostuma e nem se incomoda.
Outra dica é pentear com o pelo seco. Se ele estiver úmido, a chance de quebrar o pelo e formar nós é maior. E sempre escove no sentido do crescimento do pelo, ok?