Ele está arrancando folhas de orquídea e samambaia e comendo. Li que pode se tratar de tédio ou fibra natural, mas tenho medo que faça mal.
Oi luizfernando! O meu também adora umas beliscadas nas plantas, principalmente quando era mais novo. Acho que é normal sim, eles buscam alguma coisa que sentem falta. Já tentou dar um matinho próprio pra gatos? Tem uns próprios pra vender e eles adoram!
É bem comum mesmo! Meus gatos já fizeram isso. Às vezes é só curiosidade, outras vezes pode ser falta de algo na dieta ou tédio mesmo. O importante é garantir que as plantas que ele come não sejam tóxicas. Algumas são bem perigosas pra eles.
Sei como é! Tive essa mesma preocupação. No meu caso, descobri que ele estava comendo pra induzir o vômito, pois tinha comido algo que não fez bem. Levei no veterinário e ele recomendou um sachê digestivo. Resolveou o problema!
Olha, o meu gato come até o tapete às vezes rsrs. Mas sobre plantas, é bom ficar de olho. Já pesquisou quais são as plantas que você tem em casa? Algumas orquídeas e samambaias podem ser irritantes, mas geralmente não são super tóxicas. Mesmo assim, o ideal é tentar redirecionar o comportamento.
Pode ser tédio sim. Se ele passa muito tempo sozinho ou sem estímulos, ele busca uma forma de se entreter. Tenta oferecer mais brinquedos interativos, potes de comida que ele tenha que se esforçar pra pegar, ou até mesmo um arranhador novo. Pode ajudar bastante!
Comigo aconteceu parecido. Meu gato começou a comer as plantas e notei que ele estava com um pouco de prisão de ventre. O veterinário me indicou um suplemento de fibra em gel, e ele parou de beliscar as plantas. Fica a dica!
Uma coisa que funcionou pra mim foi colocar as plantas em um lugar mais alto, que ele não alcançasse fácil. E pra compensar, comprei um vasinho de graminha de gato e deixei acessível pra ele. Ele se interessou mais pela graminha.
É normal, mas não é ideal. Se você puder, tenta substituir as plantas por aquelas que são seguras para gatos. Ou então, pesquise sobre a alimentação dele. Às vezes falta alguma fibra ou nutriente e ele tenta suprir com a planta. Um veterinário pode te dar uma orientação mais certeira!