Galera, eu quase nunca vejo meu gato bebendo água no potinho dele. Fico super preocupada, principalmente agora no calor, com medo de dar problema nos rins. Alguém tem uma dica pra fazer o bichano se hidratar mais? Aquelas fontes de água funcionam?
Oi, brunapereira! Eu também passava por isso com a minha gatinha. O que resolveu pra gente foram as fontes de água. Elas têm um movimento que atrai a curiosidade deles e faz com que bebam mais. Vale a pena investir!
Eu coloco cubos de gelo na água do meu gato. Ele adora brincar com os cubos e acaba lambendo e bebendo a água derretida. Fica mais divertido pra ele!
Uma dica que me deram é alternar a ração seca com ração úmida. A ração úmida tem bastante água na composição e ajuda muito na hidratação. Meu gato virou fã!
Tenta colocar a vasilha de água em um lugar mais alto ou em um cantinho mais tranquilo. Alguns gatos são mais reservados e preferem beber água longe da agitação da casa.
Outra coisa que ajuda é adicionar um pouquinho de caldo de frango sem sal (próprio para pets, claro!) na água. O cheirinho atrai eles e eles acabam bebendo mais.
Você já tentou colocar a água em diferentes tipos de potes? Alguns gatos são chatos com o material ou a profundidade do pote. Cerâmica e aço inoxidável costumam ser boas opções.
Eu costumo colocar umas folhinhas de hortelã na água, bem pouquinho mesmo. O cheiro agrada alguns gatos e pode incentivar a beber.
Verifica também se a água está sempre fresquinha e limpa. Gatos são bem exigentes com isso. Trocar a água pelo menos duas vezes ao dia pode fazer diferença.