Pessoal, meu persa tá pesando 8kg! O vet disse que ele precisa emagrecer urgente. Mas como faz dieta pra gato? Ele mia desesperado quando diminuo a ração. Já tentei ração light mas ele odeia. E o pior: ele rouba comida do outro gato! Como controlar isso? Alguém conseguiu fazer o gato emagrecer? Preciso de dicas práticas!
Nossa, 8kg é bastante mesmo para um persa! O meu teve que emagrecer uma vez, foi sofrido, mas deu certo. A chave foi a paciência e a consistência. Comecei trocando a ração por uma específica para controle de peso, mas meu gato também fez cara feia. O que ajudou foi misturar um pouquinho da ração nova com a antiga e ir aumentando gradualmente a nova. E sobre ele roubar comida, que situação! Talvez o ideal seja alimentar os dois em locais separados, quem sabe um em cada cômodo, e ficar de olho para não robar.
Oi joaofelipe! Nossa, 8kg é bastante mesmo pro peso ideal de um persa. Entendo demais essa questão do miado de desespero, meu gatinho também faz isso. O que funcionou pra mim foi fracionar a ração em várias refeições pequenas ao longo do dia. Assim ele sente que tá comendo com mais frequência e a fome não bate tão forte. Tenta colocar um timer pra programar as porções. E quanto ao roubo de comida, a gente teve que separar os potes e até comer em cômodos diferentes na hora da refeição. É trabalhoso mas ajuda a controlar.
Amigo, que situação! Comigo deu certo introduzir petiscos de baixo teor calórico e que ajudam na saciedade. Existem uns tipo ‘palitos’ que o meu adora e parece que ele se sente mais satisfeito. Outra coisa é tentar distrair ele com brincadeiras na hora que ele mais pede comida, especialmente depois de roubar a do outro. Às vezes ele tá entediado mesmo. E sobre a ração light que ele não gosta, já pensou em misturar um pouquinho da nova com a antiga dele pra ele ir se acostumando? Ou quem sabe variar o sabor da light?
A gente passou por isso com o nosso SRD. O segredo foi a paciência e o comprometimento total. O veterinário receitou uma ração específica pra obesidade, que é mais rica em fibras e faz ele se sentir cheio. Ele odiou no começo também, mas aos poucos foi aceitando. E pra evitar que ele roubasse, colocamos potes de comida em lugares diferentes e elevamos o do outro gato pra ele não conseguir alcançar tão fácil. Dava ração em horários bem rígidos e não cedia aos mimos quando ele pedia mais.
Que luta, né? Perder peso é difícil pra gente e pros bichanos! Uma dica que me deram foi usar brinquedos dispensadores de comida. Você coloca a ração dentro e ele tem que se esforçar pra tirar, tipo um jogo. Isso gasta energia e atrasa a alimentação. E o cheiro da comida do outro gato pode atrair o seu, então talvez usar uma comida com sabor bem diferente pro seu que está de dieta ajude a diminuir o interesse.
Entendo perfeitamente sua angústia. Já passei por isso com um dos meus. O que o veterinário me orientou foi pesar a quantidade exata de ração por dia e dividir em 4 ou 5 vezes. Pode parecer pouco, mas o importante é a consistência. E para os momentos de desespero, oferecer gelo com um pouquinho de água ou caldo de frango sem sal (diluído!) pode ajudar a enganar a fome. E como falaram aí, a separação na hora de comer é fundamental pra evitar a ‘rata’ de comida.
Pra garantir que ele não pegue do outro, você pode usar comedouros inteligentes que só liberam a comida para um gato específico por chip, sabe? São mais caros, mas resolvem o problema de quem tem mais de um pet com necessidades diferentes. E sobre a ração, talvez vale a pena testar marcas diferentes de ração light ou diet, às vezes o paladar deles muda e eles aceitam outra marca. Boa sorte nessa jornada!
Oi joaofelipe! Sei bem como é essa luta com os persas gordinhos, eles têm uma carinha que derrete a gente, né? 8kg é bastante mesmo. Pra ração, o veterinário não sugeriu misturar um pouco da light com a que ele gosta, e ir aumentando a proporção da light aos poucos? Às vezes eles se acostumam.
Que situação chata! Meu gato também é um guloso profissional. O que funcionou pra mim foi dividir a quantidade diária de ração em várias refeições pequenas. Tipo, 5 ou 6 vezes ao dia. Assim ele sente que tá comendo mais vezes e o desespero diminui. E pra ele roubar a comida do outro, talvez você possa alimentar eles em locais separados? Tipo, um no quarto e outro na sala, ou um em cima de um móvel alto que o obeso não alcance.
Essa questão de roubar comida é complicada. Você já pensou em usar comedouros com chip? Só abre pra quem tem o microchip do gato certo. É um investimento, mas pode resolver o problema de uma vez por todas. E pra te dar uma ideia, meu gatinho perdeu uns 1.5kg com ração veterinária específica pra obesidade e com muita paciência. O segredo é não ceder!
Joao, uma dica que me deram foi adicionar um pouco de água morna na ração seca. Dizem que isso solta o cheiro e a textura, e o gato sente que a porção está maior. Pode ser que ajude ele a aceitar a ração light ou uma dieta mais controlada. E sobre o roubo, já tentou separar os potes em cômodos diferentes e ficar de olho?
Pra complementar o que o pessoal falou, o meu veterinário também indicou petiscos de baixo teor calórico. Tipo aqueles de ervilha ou vegetais. Ao invés de dar petisco normal, você dá esses. E nunca, jamais, dar nada da sua comida pra ele. É tentador, eu sei, mas o sofrimento dele agora vai ser pra ter uma vida mais longa e saudável depois.
Sobre a ração que ele odeia, vocês já tentaram esquentar um pouquinho no microondas por uns segundos? Às vezes o calor libera mais o aroma e fica mais apetitoso pra eles. E já que ele rouba comida, talvez seja uma questão de ansiedade ou tédio também. Você brinca bastante com ele pra gastar essa energia?
Meu persa também era um balofinha! O que me ajudou muito foi o veterinário indicar uma ração com mais fibras. Ajuda a dar saciedade. E o truque pra ele não roubar comida foi usar aqueles brinquedos dispensadores de ração. Ele tem que ‘trabalhar’ pra conseguir a comida, o que o entretém e diminui a velocidade que ele come.