Do nada, meu gato, que sempre foi limpinho, começou a fazer xixi no tapete do banheiro. A caixa de areia está limpa, não mudei a marca… O que pode estar acontecendo? Pode ser algum problema de saúde ou estresse?
Nossa, Nina, que chato! Gatos são tão cuidadosos com a higiene. Pode ser sim estresse ou alguma coisa incomodando ele. Você notou alguma mudança em casa recentemente? Algum barulho diferente, visita nova, ou até mesmo um móvel que mudou de lugar?
Puxa, que situação! Eu já passei por isso. No meu caso, descobri que o problema era uma infecção urinária. Recomendo levar ele no veterinário pra descartar qualquer problema de saúde primeiro. É a coisa mais importante!
Que coisa! O meu gato fez isso uma vez e era porque a caixinha não estava tão limpa quanto eu achava. Às vezes a gente não percebe, sabe? Outra coisa que pode ser é a textura da areia, ele pode ter enjoado ou estar machucando as patinhas.
O estresse é um fator bem forte em gatos, Nina. Eles são sensÃveis. Tenta ver se algo está mudando a rotina dele. Se ele tiver acesso à rua, pode ser algum outro gato incomodando ele por perto também.
Eu já li que se a caixa de areia não estiver no lugar certo, eles podem evitar. Fica em um lugar muito movimentado? Ou perto da comida e água? Pra eles, o local da ‘necessidade’ tem que ser bem tranquilo.
Concordo com o Davi, a primeira coisa é o veterinário. Se o médico descartar qualquer coisa fÃsica, aà a gente pensa nas causas comportamentais mesmo. Tenta colocar uma outra caixa de areia em um lugar diferente, só pra ver se ele usa.
Nina, e como está a caixa? É a mesma que você sempre usou? Às vezes eles podem ter uma preferência por um tipo de bandeja, se ela tá muito funda ou muito rasa, por exemplo. Uma experiência minha foi com uma caixa nova que era diferente e ele não gostou.
Pode ser que ele não goste mais da areia também. Você já tentou trocar a marca, mesmo que a atual seja a mesma? Às vezes eles mudam de ideia sem a gente entender o motivo. Ou talvez misturar um pouco de areia nova com a velha pra ele se acostumar.