Meu gato não para de arranhar o sofá! O que eu faço?!

Socorro! Adotei um gatinho e ele é um amor, mas ele CISMOU com o meu sofá. Já comprei arranhador, coloquei perto, mas ele ignora e vai direto pro coitado do sofá. Existe algum truque, algum spray, alguma coisa que faça ele parar? Não aguento mais!

Nossa, eduardomoura, sei bem como é isso! Tenta passar um pouco de fita dupla face nas áreas que ele mais arranha. Dizem que o grude incomoda e eles acabam desistindo.

Entendo a sua dor! Além do arranhador perto, você já tentou colocar petiscos ou brinquedos em cima ou perto do arranhador? Assim ele associa o local com coisas boas.

Aqui em casa funcionou cobrir o sofá com um tecido que eles não gostam, tipo um plástico mais grosso ou uma manta bem lisa. Demorou um pouco, mas ele parou de arranhar onde estava coberto.

Eduardo, já pensou em sprays repelentes? Tem uns que são feitos com óleos essenciais que os gatos não curtem. Pode ser que ajude a afastá-lo do sofá.

Será que ele não está se sentindo entediado? Às vezes eles arranham por falta de estímulo. Tenta brincar mais com ele com varinhas, bolinhas, coisas que gastem a energia dele.

Uma dica que me passaram foi cortar as unhas dele com mais frequência. Não resolve totalmente, mas pode diminuir o estrago no sofá e quem sabe o incentive a procurar o arranhador.

Tem arranhadores de diferentes materiais, você já experimentou um feito de sisal puro? Ou um de papelão mais resistente? Às vezes eles têm preferência por textura.

Se você puder, tente recompensar ele sempre que ele usar o arranhador. Um carinho, um petisco, algo que ele goste. Reforço positivo ajuda muito!