Meu gato mia de madrugada, fome ou ansiedade?

Ele miava muito à meia-noite, parecendo com fome ou querendo atenção. Como saber qual é o motivo e acostumar ele a dormir?

O meu também faz isso! Acontecia bastante quando ele era filhote. Tenta dar a última refeição um pouco mais tarde, antes de você ir dormir. Às vezes, eles só estão com o horário desregulado.

Pode ser sim fome, mas também pode ser tédio ou querendo um carinho. Tenta ver se ele come tudo da vasilha antes de dormir. Se comer, aí pode ser mais pela atenção mesmo.

Ansiedade também é uma possibilidade forte. Gatos são muito ligados à rotina. Se algo mudou na casa, ou se ele fica muito tempo sozinho, isso pode afetar ele.

Uma coisa que ajudou aqui foi deixar um brinquedo interativo ou um daqueles potinhos com petiscos escondidos para ele se distrair na madrugada. Assim ele gasta energia mental e talvez não acorde tanto.

Tenta ignorar um pouco os miados que parecem de ‘querer atenção’. Se você for dar comida ou fazer carinho toda vez que ele miar, ele vai aprender que esse é o jeito de conseguir o que quer. É difícil, eu sei!

Você já levou ele no veterinário pra descartar qualquer problema de saúde? Às vezes um desconforto pode levar a esses comportamentos.

Se você tem mais de um gato, às vezes eles sentem falta da companhia do outro. Mas se é só um, pode ser realmente a rotina ou alguma necessidade que não está sendo atendida.

A minha gata fez isso por um tempo, e depois de tentar de tudo, descobri que era a caixa de areia que precisava ser limpa. Gatos são bem exigentes com isso, viu?