Meu gato me morde do nada quando estou fazendo carinho. Por quê?

Essa eu não entendo. Meu gato tá no meu colo, ronronando, eu fazendo carinho, e do nada ele se vira e me dá uma mordida. Não é forte, mas me assusta. Por que ele faz isso? É o jeito dele de dizer “chega”?

Oi nataliarezende! Sei bem como é isso! Geralmente, é sim o jeito deles de dizer ‘já deu por hoje’. Às vezes eles ficam super estimulados com o carinho e a mordidinha é um aviso sutil pra gente parar antes que eles fiquem irritados de verdade.

Exato! Chama-se ‘agressão por superestimulação’. Eles adoram o carinho, mas em algum ponto o toque se torna demais pro sistema deles. A mordida é pra mostrar que chegaram no limite. Tenta observar o corpinho dele: orelha pra trás, rabo balançando mais rápido, pupila dilatando… são sinais de que ele tá chegando lá.

Nossa, que situação chata! Com a minha gatinha acontece de vez em quando. Eu tento diminuir a intensidade do carinho e focar mais na base da cauda ou atrás das orelhas, que são lugares que elas costumam gostar mais. E se ela der a mordidinha, eu paro na hora.

A minha Luna fazia isso direto! Percebi que quando eu fazia carinho na barriga dela, ela ficava mais propensa a morder. Aprendi que a barriga é uma área mais sensível pra ela e só faço carinho ali quando ela tá super relaxada e deitando de barriga pra cima pra mostrar confiança. Se não, ela manda o aviso dela!

Às vezes eles querem brincar! A minha Nina faz isso, dá uma mordidinha leve e já tenta pular pra brincar de luta. Se a mordida não for forte e não tiver outros sinais de estresse, pode ser que ele esteja te convidando pra uma brincadeirinha, mas de um jeito meio ‘gato’ de ser.

É bem comum sim. Os gatos têm áreas sensíveis e nem sempre demonstram claramente quando estão incomodados. A mordidinha é um sinal de alerta antes de algo pior. Fique atenta aos sinais não verbais do seu gato!

Poxa, nataliarezende! Que susto mesmo. Já passei por isso. A dica é tentar identificar onde ele mais gosta de carinho e onde ele não curte tanto. Cada gato é um indivíduo, né? O que um adora, o outro detesta.