Ele fica bolado e arranha a madeira até coçar ela inteira. Como ensinar que porta não se arranha?
Nossa, gato bengal é agitado mesmo, né? Pra porta é complicado mesmo. Já tentei de tudo com o meu, mas ele aprendeu na base do ‘não’ e redirecionando. Quando ele começa a arranhar, eu falo um ‘não’ firme e ofereço um arranhador bem legal, com catnip pra ele se interessar. Se ele for pro arranhador, recompensa com petisco e carinho. Demora, mas ele tá parando de arranhar a porta agora.
Que chato isso! Imagino a madeira toda destruÃda. Uma coisa que funcionou pra mim com meu gato foi cobrir a área que ele arranhava com algo que ele não gostasse, tipo uma fita dupla face (muitos gatos odeiam a sensação pegajosa) ou um plástico liso. Ao mesmo tempo, investi em vários arranhadores verticais e horizontais pela casa, em lugares estratégicos, pra mostrar a ele onde ele pode arranhar. E o truque do petisco quando ele usa o arranhador certo é infalÃvel!
Bengal é fogo! Eles são muito espertos. Talvez ele esteja arranhando pra chamar atenção ou porque tá entediado. Tenta brincar mais com ele antes de querer sair, gastar essa energia toda. E quando ele arranhar a porta, ignora o arranhão, mas assim que ele parar, elogia e tenta ensinar o comando ‘senta’ ou ‘fica’ pra ele esperar você abrir. Assim ele associa a porta a um comportamento positivo.
Nossa, meu gato também fazia isso na porta do quarto, mas era mais por birra. Eu comecei a criar uma rotina pra ele. Antes de eu sair, dou um brinquedo interativo ou um petisco em algum lugar longe da porta. Isso distrai ele e ele associa a minha saÃda com algo legal. E tente colocar um arranhador bem perto da porta, à s vezes eles só querem um lugar pra se esticar ali perto mesmo.
Tenho um amigo que teve esse problema e ele investiu em sprays repelentes próprios para pets. Diz que funciona bem, mas tem que usar em conjunto com um bom arranhador por perto. A ideia é que ele associe o cheiro com algo ruim e o arranhador com algo bom. Mas cuidado pra não ser algo que incomode o gato demais, né?
O meu faz isso quando quer água fresca. Eu coloco uma garrafa de água virada pra baixo perto da porta pra ele não conseguir arranhar. É uma gambiarra, mas funcionou por um tempo até ele se acostumar com o arranhador novo que comprei.
Oi, brunapereira! Gatos bengal são super espertos e cheios de energia, né? Esse comportamento de arranhar a porta é comum quando eles querem algo, tipo sair. Uma dica é tentar redirecionar essa energia. Tenho um amigo que colocou um arranhador bem do lado da porta, e quando o gato ia arranhar a porta, ele pegava um brinquedo e levava pro arranhador. Com o tempo, o gato aprendeu a associar o arranhador com a satisfação.
Puxa, que chato isso! Arranhar porta deve dar uma dó na madeira. Já tentou usar aqueles sprays de adestramento com cheiro que eles não gostam? Ou então, um repelente natural feito em casa, tipo com limão? Às vezes, só de mudar o cheiro da porta já inibe um pouco. Mas o principal é oferecer alternativas pra ele gastar essa energia de arranhar em outro lugar.
Comigo aconteceu parecido com meu gato siamês. Ele latia na porta. O que eu fiz foi ignorar o comportamento de arranhar e dar atenção só quando ele se acalmava. E quando ele parava de arranhar e ficava quieto, eu abria a porta e deixava ele sair. Demorou um pouco, mas ele entendeu que arranhar não adiantava, e ficar quieto sim.
Bengal é arteiro mesmo! Haha. Já pensou em criar um ‘ritual’ pra sair? Tipo, você pega a coleira dele (se ele usa), ou um brinquedo especÃfico, e só abre a porta depois que ele interagir com isso de forma calma. Assim ele associa a saÃda com algo mais controlado, e não com o desespero de arranhar.
Minha gata fazia isso na porta do quarto. O que funcionou pra gente foi colocar uma plaquinha de adesivo anti-risco na porta, sabe? Aquelas transparentes que protegem a pintura. Não resolveu o problema de fundo, mas ajudou a gente a não ter mais que reparar a porta toda hora. Pra ele aprender a não arranhar, a dica do arranhador perto ou do reforço positivo quando ele fica calmo parece ser o melhor caminho.
Talvez ele esteja querendo atenção ou sentindo tédio. Bengal precisa de muita estimulação. Tente aumentar o tempo de brincadeiras interativas com ele durante o dia. Brinquedos que liberam petiscos quando ele interage também ajudam a mantê-lo ocupado. Se ele estiver mais cansado e entretido, talvez nem lembre da porta.
Já tentou criar um ‘espaço de fora’ pra ele? Tipo, um cantinho seguro do lado de fora da casa (se for seguro e possÃvel) onde ele possa explorar um pouco antes de voltar pra dentro? Às vezes eles arranham a porta querendo conhecer o ‘mundo lá fora’ e sentem falta de explorar esse ambiente. Só um palpite!
Acho que a chave é não ceder quando ele estiver arranhando. Se você abrir a porta enquanto ele arranha, ele aprende que aquele comportamento funciona. Tenta esperar ele parar um pouco, mesmo que seja por uns segundos, e aà recompensa com a saÃda ou um petisco. Reforço positivo é poderoso!