Ele fica tremendo enquanto dorme no quartinho. Já coloquei cobertor. Mas será que ele está morrendo de frio ou ansioso?
Pode ser o frio sim, especialmente se for filhote. Shitzus são bem sensíveis a isso. Tenta colocar uma mantinha mais quentinha ou até um body de cachorro pra ver se ajuda.
Filhotes tremem bastante, é normal pra eles regularem a temperatura. Mas se tá tremendo muito e você já colocou cobertor, vale a pena investigar outras causas também, tipo ansiedade de separação ou até algo mais sério. Leva no vet pra dar uma olhada!
Aqui em casa a Luna (shitzu também) tremia igual vara verde quando era filhote, mesmo com cobertor. A gente acabou comprando uma caminha mais fechada, tipo uma toca, e resolveu. Acho que ela se sentia mais segura.
Além do frio, pode ser medo ou ansiedade mesmo. Shitzus são bem apegados aos donos, talvez ele sinta sua falta durante a noite. Tenta deixar uma peça de roupa sua com ele no quartinho, o cheiro pode acalmar.
O meu também tremia! No começo achei que era frio, mas depois percebi que era quando ele ouvia algum barulho lá fora. Levei no veterinário e ele recomendou uns suplementos pra ansiedade, ajudou bastante.
É bom ficar de olho nesse tremor. Filhotes são mais frágeis mesmo. Se o tremor persistir ou aumentar, é crucial procurar um veterinário para descartar qualquer problema de saúde, tá? Não deixa pra lá não.
Eu já passei por isso com meu Maltês. Além do frio e ansiedade, pode ser até um desconforto com a caminha ou com o local onde ele dorme. Vê se o colchão é macio o suficiente e se não tem nada incomodando ele.