Ele puxa como se estivesse arrastando, quase me derruba no passeio. Como ensino ele a andar bonitinho sem estresse?
Nossa, border collie é um furacão mesmo! O meu também puxava muito no começo. A dica é parar de andar assim que ele tensionar a guia. Só anda de novo quando a guia ficar frouxa. Parece bobo, mas funciona com o tempo!
O meu cachorro aprendia mais rápido quando eu usava petiscos para recompensar ele quando andava do meu lado com a guia frouxa. Comecei com muitos petiscos e fui diminuindo aos poucos. Paciência é a chave!
Já tentou usar um peitoral anti-puxão? Aqueles que prendem na frente do peito. Ajuda bastante a controlar a força. Mas não resolve sozinho, precisa de treino também.
Pior que não pensei no peitoral! Vou pesquisar sobre isso. O medo é que ele se machuque, sabe?
Acho que o truque é ensinar o comando ‘junto’. Eu ficava falando ‘junto’ e dava um petisco sempre que ele andava do meu lado certinho. Se puxava, eu parava tudo. Demorou um pouco, mas agora ele entende.
Esse puxão forte é típico deles, são muito enérgicos! Tenta fazer passeios mais longos ou brincadeiras de buscar antes do passeio pra gastar um pouco da energia. Ajuda a ficar mais calmo na guia.
Uma coisa que me ajudou foi a mudança de direção. Se ele puxa pra frente, eu dou uma volta completa pra trás. Ele fica confuso, mas aprende que puxar não leva a lugar nenhum. Tem que ser consistente.
É fundamental que todos que passeiam com ele usem a mesma técnica. Senão ele fica perdido. E usem elogios e petiscos sempre que ele acertar. Eles adoram recompensa positiva!