Meu dachshund tem medo de subir escada, o que fazer?

Ele não quer nem entrar na escada, fica travado quando tenta subir. É medinho ou preguiça? Como acostumar ele?

Nossa, que situação! Dachshunds podem ser teimosos, mas medo de escada é mais comum do que a gente pensa, viu? Pode ser um receio mesmo. Já tentou associar a escada com petiscos super gostosos? Tipo, jogar um pedacinho em degrau baixo e ir subindo aos poucos, sempre com elogios!

A minha golden tinha um medinho no começo. O que eu fiz foi sentar no primeiro degrau e chamar ela, dando petisco. Depois fui subindo devagarzinho. Se ele trava, não force, senão o medo só aumenta. Talvez um brinquedo que ele ame muito ajude a distrair.

Dachshund é conhecido por ter problemas de coluna, então pode ser que ele sinta alguma dorzinha ou receio de piorar. Se o medo for muito intenso ou de repente, vale a pena dar uma olhada com o veterinário pra descartar qualquer coisa física.

Preguiça é uma coisa, medo é outra. Se ele tem um comportamento de ‘congelar’ ou tremer, é medo mesmo. Para acostumar, comece com a escada parada, se for o caso, e vá mostrando os degraus, com calma. Recompensas são chave!

Eu já passei por isso com meu vira-lata. Demorou, mas ele aprendeu. O segredo foi paciência e consistência. Nunca forcei. Comecei com ele só olhando a escada, depois passando por cima dela no chão (se possível), e aí sim, subindo degrau por degrau com muuuita motivação.

Uma dica que me deram é usar um tapete ou passadeira na escada, se ela for lisa. Às vezes o piso liso assusta os cães. E vá com ele, um passo de cada vez, sempre com um tom de voz alegre e tranquilizador.

Pode ser que ele tenha tido alguma experiência ruim antes, tipo ter escorregado ou levado um susto. Com o tempo e reforço positivo, ele supera! Foco nos petiscos e nos elogios, e não desistam!

Se ele não quer nem entrar na escada, o negócio é começar bem antes. Deixa ele explorar a área da escada sem pressão, com brinquedos e petiscos por perto. Aos poucos, vai mostrando que ali é um lugar seguro e divertido.