Ele tem uma camada de subpelo enorme. No pet fizeram raspagem, mas em casa posso usar máquina ou tesoura? Alguma dica?
Nossa, chow chow solta pelo mesmo! A minha também tem esse subpelo denso. Eu não arrisco usar máquina em casa, tenho medo de cortar demais ou machucar. Prefiro escovar bastante com a rasqueadeira e usar a tesoura aos poucos para tirar os nós que aparecem nas orelhas e nas patas. Mas se o profissional do pet fez raspagem, talvez você possa tentar com cuidado!
Se o pet fez raspagem, significa que ele não tem problema em tosar. Eu usaria uma máquina com pente alto para não chegar na pele. Começa pelas áreas menos sensíveis, como o dorso e as laterais. Se sentir que está tirando muito pelo, dá uma pausa e escova. Para as áreas mais delicadas como rosto e patas, tesoura com muito cuidado.
Eu tenho uma Lulu da Pomerânia e sei bem como é isso de pelo. Em casa, o ideal é usar a máquina mais para aparar mesmo, não raspar. Se for usar tesoura, tem que ter muita prática para não fazer bagunça ou se machucar. Uma dica que me ajudou muito foi investir numa boa escova de dethatching, tira um monte de subpelo sem precisar tosar tanto.
Comigo funcionou muito bem a técnica de escovar o pelo todo para cima e depois usar a tesoura para nivelar. Não é raspar, mas já diminui bastante o volume. Se a ideia for só controlar o excesso, acho que a tesoura com calma resolve. Evitaria a máquina se você não tem experiência, para não correr o risco de criar falhas.
A minha experiência com cachorros de pelo longo é que escovar todo dia é essencial. Se você escovar bem, o pelo solto já sai na escova, sabe? Se ainda assim precisar aparar, eu uso a máquina com um pente bem grande (tipo 12mm ou mais), só para dar uma ‘limpada’ nos pelos que ficam mais compridos ou embolados. Mas tesoura em casa para chow chow é complicado.
Eu não uso máquina em casa de jeito nenhum. Tenho medo de causar algum trauma ou alergia. O que eu faço é escovar MUITO bem antes e depois uso uma tesoura de ponta redonda para aparar os tufos de pelo que ficam mais compridos nas axilas, orelhas e pés. Leva tempo, mas me sinto mais segura assim.
Se você não tem experiência, vá com calma! O subpelo do chow chow é complicado mesmo. Talvez focar mais na escovação diária com uma rasqueadeira e um pente fino para tirar os pelos soltos. Se for aparar, usa a máquina com um pente alto e vai testando em pequenas áreas. Se não se sentir confortável, é melhor procurar um profissional.