Levo ele no parque e ele foge ou se esconde de outros cães. Ele é muito medroso? Como posso socializar ele melhor?
Oi thiagosouza! É bem comum chihuahuas serem mais reservados mesmo. O meu também era assim, morria de medo de qualquer cachorro maior. Comecei levando ele em horários mais tranquilos no parque, só com cachorros que eu já conhecia e sabia que eram calmos. Devagarzinho ele foi pegando confiança.
Pode ser timidez sim, thiagosouza. Chihuahuas tendem a ter um temperamento mais delicado. Tente não forçar a interação. Deixe ele observar de longe primeiro. Se ele parecer tenso, leve ele pra um lugar mais calmo. O importante é ele se sentir seguro.
Eu acho que vale a pena investir em um reforço positivo! Quando ele conseguir ficar perto de outro cão sem fugir, dê um petisco bem gostoso e elogie bastante. Assim ele vai associar a presença de outros cães a algo bom.
Já pensou em procurar um adestrador especializado em socialização? Eles têm técnicas ótimas pra ajudar cães mais medrosos a se soltarem. Às vezes, um profissional faz toda a diferença!
Oi thiagosouza! Parece bem comum em chihuahuas mesmo, eles costumam ser mais desconfiados com estranhos, sejam pessoas ou outros cachorros. É importante não forçar a interação, sabe? Tenta começar com passeios em horários mais tranquilos no parque, onde não tem tanta gente e tantos cães correndo. Deixa ele observar de longe primeiro.
É bem provável que ele seja um pouco tímido ou medroso sim. A socialização é super importante, mas tem que ser feita aos poucos. Uma dica é levar ele para parques onde você já conhece outros tutores e cachorros mais calmos. Assim ele pode ir se acostumando com a presença de outros sem se sentir ameaçado.
Eu passei por isso com meu Lulu da Pomerânia. O que ajudou foi levar ele em aulas de socialização para filhotes. Lá os cachorros são separados por porte e temperamento, e o treinador orienta bastante. Fora isso, quando ele mostrava sinais de medo, eu pegava ele no colo, dava um carinho e tirava ele da situação para ele se acalmar, nunca deixei ele exposto ao que o assustava.
Chihuahuas são realmente muito ligados aos donos e podem estranhar outros cães. Talvez ele precise de mais tempo para confiar. Uma coisa que eu faço é recompensar ele com petiscos gostosos quando ele fica calmo perto de outros cachorros. Assim ele associa a presença deles a algo positivo.
Você já tentou ir a um parque específico para cães, onde o espaço é cercado? Às vezes, o fato de ser um ambiente controlado ajuda os mais medrosos. Se ele fugir, não brigue com ele, tenta chamar com voz calma e um petisco. O importante é que ele se sinta seguro com você.
Uma coisa é certeza: paciência é a chave! Não se frustre se ele não virar o ‘rei do parque’ da noite para o dia. Tenta fazer contato visual com outros tutores e ver se os cães deles são mais tranquilos. Uma aproximação controlada pode ser o início de tudo.
O meu Pinscher também era super medroso! A gente começou a levar ele em creches caninas, onde ele passava algumas horas do dia com outros cachorros supervisionados. Foi ótimo pra ele ganhar confiança e aprender a se relacionar. Claro que o porte dele é um pouco diferente do Chihuahua, mas a timidez pode ser trabalhada.
Se ele se esconde, pode ser que ele esteja se sentindo sobrecarregado com a quantidade de estímulos. Tenta ir em horários que o parque está mais vazio. E quando ele demonstrar um pouco de coragem, mesmo que seja só olhar de longe, elogie muito ele e dê um petisco! Reforço positivo faz milagres.