Meu cachorro quer atacar a calopsita, como proteger?

Adotei um vira-lata adulto e ele fica louco quando vê minha calopsita! Fica pulando na gaiola, latindo, tentando pegar. A calopsita fica apavorada. Já tentei apresentar devagar, mas o cachorro não se controla. Tenho medo dele derrubar a gaiola. Será que um dia vão se acostumar? Ou vou ter que escolher entre um e outro? Alguém tem cachorro e pássaro juntos?

Nossa, que situação tensa! Eu tinha um doguinho que era assim com os pássaros que eu tinha. O que funcionou pra mim foi manter a gaiola sempre em um lugar alto e que o cachorro não tivesse acesso livre. E quando eu estava perto, ficava com ele na coleira pra ter controle total. Não deixava a curiosidade virar instinto de caça sabe? Com o tempo ele foi se acalmando, mas o respeito pela gaiola continuou.

Nossa, que situação tensa! Imagino o desespero. No meu caso, tive que ser MUITO paciente. Comecei com a gaiola sempre em um local alto e o cachorro preso do outro lado da sala, só observando e premiando o comportamento calmo. Aos poucos, fui diminuindo a distância, sempre com ele na coleira e eu no controle total. Mas confesso, nunca deixo eles sozinhos e o meu pássaro fica em um cômodo onde o cachorro não tem acesso quando não estou supervisionando.

Amigo, essa é uma preocupação bem comum e séria. Cachorros têm instinto de caça, e calopsitas, por serem pequenas, acabam ativando isso. A minha dica é: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR. Se a gaiola não é super resistente, talvez seja bom investir em uma mais forte ou mudar a calopsita para um cômodo onde o cachorro não tenha acesso. Apresentação devagar é fundamental, mas se ele já mostra agressividade, precisa de um treino bem focado em inibição de instinto com um profissional. Não arriscaria deixar eles juntos sem supervisão.

Nossa, que situação tensa! Imagino o susto da calopsita e o seu desespero. É bem complicado quando o instinto de caça do cachorro fala mais alto. O meu já tentou uma vez com um periquito, foi um sufoco. No fim, o que funcionou pra mim foi ter certeza absoluta de que a gaiola era inatingível. Tipo, bem alta e estável, sem nada que ele pudesse usar pra pular e alcançar.

Pietronascimento, infelizmente, nem sempre eles se acostumam. Se ele for um cachorro com instinto de caça muito forte, pode ser que nunca se sinta 100% confortável perto do pássaro. O mais importante agora é a segurança da calopsita. Garanta que a gaiola esteja em um local que o cachorro não tenha acesso fácil, talvez um cômodo separado ou um poleiro bem alto em um local que ele não alcance de jeito nenhum.

Eu já tive essa experiência e foi bem estressante. O meu gato ficava doido pelo canarinho. O que eu fiz foi ter horários separados de ‘solta’ para cada um e sempre com supervisão. Quando o cachorro está solto, a calopsita fica na gaiola em um lugar seguro. Quando o cachorro está preso ou em outro cômodo, aí a calopsita pode sair um pouco (se for o caso dela sair da gaiola).

Pietronascimento, eu tenho um vira-lata também e uma calopsita. No começo foi bem difícil! A dica que me deram foi de reforço positivo para o cachorro quando ele se comporta bem perto da gaiola, sem latir ou pular. Tipo, um petisco bem gostoso só quando ele fica calmo. Demorou, mas ele aprendeu a ignorar um pouco. Mas ainda assim, não deixo eles sozinhos nunca.

Eles nunca vão se acostumar se o cachorro fica em estado de alerta total. O ideal é que o cachorro aprenda a ter calma perto da calopsita. Você pode tentar usar um clicker para recompensar o silêncio e a calma dele quando a calopsita estiver à vista. É um trabalho de paciência, mas se ele é filhote, ainda tem mais chance de aprender.

Meu vizinho passou por isso! A única solução foi deixar a gaiola em um cômodo que o cachorro não tem acesso. Ele até tenta subir no móvel onde a gaiola fica, mas não consegue. O cachorro era adotado também e tinha um instinto forte. Eles não se acostumaram, infelizmente.

Pietronascimento, é um medo válido! A segurança da sua calopsita vem em primeiro lugar. Se o seu cachorro tem esse instinto muito forte, talvez a melhor opção seja realmente garantir que eles nunca fiquem no mesmo ambiente sem supervisão. Você pode tentar treinamentos de autocontrole com o cachorro, mas tem que ser feito com muita calma e atenção.

Olha, já vi casos que se acostumaram, mas foram situações em que o cachorro era mais calmo ou o pássaro era maior e mais territorial. No seu caso, com um vira-lata adulto e um pássaro pequeno, o risco é maior. Reforce a segurança da gaiola e, se puder, invista em um treinamento profissional para o seu cachorro focar em outras coisas e diminuir esse instinto.