Meu cachorro não mastiga a ração, ele engole direto. Faz mal?

Reparei que meu cachorro, um labrador, praticamente não mastiga os grãos da ração, ele só engole. Fico preocupado se isso pode causar algum problema de digestão, engasgo ou algo assim. Isso é normal da raça ou devo me preocupar?

Oi eduardomoura! Meu golden também fazia isso, parecia que não dava nem tempo de mastigar. No meu caso, depois de um tempo comecei a usar aqueles comedouros lentos, sabe? São tigelas com divisórias que forçam o cachorro a comer mais devagar. Ajudou bastante!

Acontece muito com labradores mesmo, eles são comilões! Engolir a ração inteira pode sim dar gases e até problemas digestivos a longo prazo. Já tentou molhar um pouco a ração pra amolecer ou misturar um patê pra cachorro pra desestimular a engolir rápido?

É bom ficar de olho, mas não se desespere ainda. Alguns cachorros têm essa mania mesmo. Se ele não apresenta vômitos, diarreia ou dor abdominal, talvez não seja algo tão grave. O comedouro lento que a beatriz mencionou é uma ótima dica!

Eu tive um vira-lata que engolia tudo! O veterinário me recomendou dar a ração em pequenas porções ao longo do dia, em vez de tudo de uma vez. A ideia era que ele não ficasse tão desesperado pra comer. Deu certo pra ele.

Eduardo, é importante observar se ele engasga ou se fica com muito desconforto depois de comer. Se sim, com certeza precisa de uma intervenção. Se ele tá bem, pode ser só o jeito dele, mas as dicas dos comedouros lentos ou molhar a ração são válidas pra tentar.

Meu cachorro também era assim! A veterinária disse que pode levar a torção gástrica em raças grandes, então resolvi investir em um comedouro slow feeder. Mudei a vida dele e a minha também, fico mais tranquila agora.

Engolir ração rápido pode diminuir a absorção dos nutrientes também, né? É bom investigar mais a fundo. Já pensou em conversar com o veterinário sobre isso? Ele pode te dar uma orientação mais precisa pro seu labrador.