Meu cachorro não gosta do meu namorado. O que fazer?

Meu cachorro, que é um doce com todo mundo, rosna e late para o meu namorado toda vez que ele chega. Já tentamos de tudo: ele dar petisco, levar para passear… mas o cão continua desconfiado. Alguma dica para eles fazerem as pazes?

Nossa, que situação chata! Cachorros sentem tudo, viu? Talvez ele sinta alguma energia diferente do seu namorado, ou talvez esteja com ciúmes. Tenta fazer seu namorado ignorar o cachorro no começo, nada de contato visual ou físico, sabe? Deixa ele entrar, sentar, e só depois que o cachorro se acalmar um pouco, ele pode tentar jogar um petisco longe do cachorro, sem olhar. Devagarzinho, quem sabe?

Já pensou se o seu namorado tem algum cheiro que o cachorro não gosta? Tipo algum perfume, ou até mesmo se ele usa algum produto de limpeza específico nas mãos? Pode parecer bobo, mas às vezes é algo simples assim. Seria bom fazerem passeios juntos, sem pressão, só para criarem outras memórias positivas.

Eu passei por algo parecido e o que ajudou foi o meu namorado nunca forçar a interação. Nada de querer pegar no colo ou fazer carinho se o cachorro não demonstrar interesse. Ele começou a jogar os petiscos preferidos do meu cachorro quando chegava, sem fazer barulho, e logo depois sentava e me ignorava. O cachorro foi quebrando o gelo aos poucos.

É importante identificar o gatilho. É quando ele chega? Quando ele se aproxima? Ou quando ele tenta fazer carinho? Se for quando ele se aproxima, seu namorado pode sentar no chão, na mesma altura que o cachorro, e ficar quieto, sem olhar para ele. Só com o tempo e consistência que a confiança vai vir.

Essa coisa de ‘fazerem as pazes’ é importante, mas também é essencial que o seu cachorro se sinta seguro com a presença dele. Talvez vocês precisem de ajuda profissional. Um adestrador comportamentalista pode avaliar a dinâmica entre vocês e dar orientações específicas. Não se culpe, às vezes é um processo que exige um olhar técnico.

Meu dog também era assim com visitas. O truque foi o meu namorado dar os petiscos e a ração pra ele, sabe? Como se fosse ele quem estivesse alimentando o cachorro. Isso cria um vínculo de que a pessoa traz coisas boas. E nada de olhar fixo pro cachorro, isso pode ser ameaçador.

Força total com o que a analivia falou! A paciência é a chave aqui. Não adianta querer acelerar o processo, senão pode piorar. Vai com calma, deixa o cachorro dar os passos dele e comemora cada pequena vitória, como ele não rosnar ou aceitar um petisco.

Talvez o cachorro sinta a tensão. Quando seu namorado chega, tente você mesma ficar bem relaxada, sem ficar chamando a atenção para o cachorro. Deixe ele ir até o seu namorado no tempo dele. E, como já falaram, o namorado pode tentar jogar os petiscos sem fazer contato visual ou barulho excessivo.