Meu cachorro come super bem a porção da noite, mas a da manhã ele quase sempre ignora ou come só no final da tarde. Será que ele não sente fome de manhã? Devo me preocupar ou simplesmente deixar o alimento à disposição?
Oi Vitor! Meu dog também faz isso às vezes, principalmente se ele comeu bem na noite anterior. Acho que às vezes eles só não estão com tanta fome logo cedo. Eu costumo deixar a ração disponível por um tempo e se ele não come, tiro e ofereço de novo mais tarde ou só na próxima refeição.
É bem comum isso acontecer! Alguns cachorros têm um ciclo alimentar mais concentrado em uma refeição. Se ele está ativo, saudável e com peso bom, provavelmente não é nada pra se preocupar. Talvez ele só prefira comer mais à noite.
Meu gato é assim! Ele não liga muito pro café da manhã. Eu dou uma olhadinha na água e se ele não comer a ração, eu guardo e ofereço depois do almoço. O importante é ele comer a quantidade total de comida dele ao longo do dia, né?
Eu já li sobre isso e dizem que pode ser normal. O que você pode observar é se ele demonstra sinais de dor ou desconforto antes de recusar a comida. Se não tiver nada disso, acho que é só o jeito dele mesmo.
Talvez ele sinta mais sede de manhã e por isso ignore a ração? Ou talvez a atividade dele seja maior no fim do dia e ele sinta mais fome ali. Você já tentou dar um passeio antes da refeição da manhã pra ver se estimula o apetite dele?
É, pode ser que o horário da refeição da noite dele seja bem tardio e ele se sinta saciado por mais tempo. Uma coisa que eu faço é variar um pouco a comida, tipo colocar um pouquinho de patê ou algo que ele goste por cima da ração pra dar um incentivo.
Se ele está bem animado, com as fezes normais e o peso ok, não vejo problema nenhum! Cada cachorro tem seu ritmo. Só fique de olho se essa mudança for repentina ou se ele apresentar outros sintomas diferentes.