Socorro! Meu betta não sai do fundo do aquário faz 2 dias. Ele tá paradão, nem sobe pra comer. Quando coloco a comida ele ignora. A água tá limpa, troquei semana passada, temperatura tá normal (26 graus). Será que tá doente? Ou é normal betta ficar assim às vezes? Não vejo nenhuma mancha nem nada diferente nele. O que faço?
Nossa, que agonia!
Betta paradinho no fundo é um sinal chato mesmo. Você já verificou se não tem nada no aquário que possa estar estressando ele? Alguma planta nova, algum enfeite que ele possa ter batido?
Ih, matheusnovaes, betta assim geralmente não é bom sinal. Mas antes de se desesperar, já testou a água? Tipo, amônia e nitrito? Às vezes a troca parcial não resolve se a filtragem não tá dando conta ou se rolou algo com a ciclagem.
Eu tive um betta que ficou assim uma vez. Era um problema de bexiga natatória. Ele não conseguia subir direito e ficava no fundo. Tentei de tudo e não adiantou muito. Mas o seu tem 2 dias já, né? Mais preocupante.
Olha, 26 graus tá ótimo pra betta. Se a água tá limpa e a temperatura ok, talvez seja alguma doença interna mesmo. Você notou se ele tá respirando muito rápido? Ou se as guelras estão abertas?
matheusnovaes, tem mais algum peixe nesse aquário com ele? Às vezes um companheiro pode estar maltratando ou estressando o betta.
Outra coisa pra pensar é a alimentação. Você deu algo diferente esses dias? Às vezes uma constipação também pode deixar eles assim. Tenta um jejum de um dia e depois um pedacinho de ervilha cozida e sem casca (bem amassadinha).
Que situação chata! Eu recomendo fortemente fazer um teste de água completo, mesmo que ela pareça limpa. Um desequilíbrio químico, mesmo que pequeno, pode afetar muito um betta, que é super sensível.
Se ele tá comendo é um bom sinal, mas se não tá comendo nada aí complica. Tenta ver se ele se mexe um pouquinho quando você chega perto. Se ele não se mexe NEM um pouco, pode ser bem grave mesmo.