Maltês come só ração de filhote, isso faz mal?

Ele rejeita ração de adulto e só come a de filhote, mesmo crescido. Isso prejudica? Posso continuar dando ou forçar a troca?

Oi rafaelapires! Olha, alguns pets têm preferências bem fortes mesmo. Se ele está saudável, com peso bom e cheio de energia, talvez não seja tão problemático assim. A ração de filhote costuma ter mais calorias e nutrientes, o que pode ser até bom para repor energia, mas a longo prazo pode levar a ganho de peso se não houver controle. Seria bom conversar com o veterinário pra ele avaliar se a ração de filhote atende às necessidades dele agora que é adulto, e se não tem risco de deficiência de algo.

Meu golden retriever era super chato com ração também! O que eu fiz foi misturar um pouquinho da ração de adulto com a de filhote, aumentando aos poucos a quantidade da de adulto. No começo ele só comia a de filhote que estava por cima, mas depois foi aceitando. Talvez valha tentar algo parecido, mas sempre observando se ele está comendo bem e se não tem diarreia ou vômito.

Meu yorkshire também só queria saber da ração de filhote por muito tempo. O veterinário disse que o problema maior seria o excesso de calorias a longo prazo, podendo levar a problemas de pele e obesidade. Ele recomendou introduzir a de adulto aos poucos, molhando um pouco a ração para liberar mais aroma e misturando petiscos saudáveis (tipo um pedacinho de frango cozido) para incentivar. Deu certo aqui!

É uma situação delicada mesmo! A ração de filhote é mais rica em calorias e proteínas, o que pode sobrecarregar os rins e o fígado de um cão adulto a longo prazo, além de poder levar à obesidade. Eu tentaria, com a orientação do veterinário, fazer uma transição bem lenta. Talvez misturar 10% de ração adulta na de filhote por uma semana, depois aumentar pra 20%, e assim por diante. Paciência é fundamental.

Entendo a sua preocupação! O ideal é sempre seguir a recomendação do veterinário. Eles conseguem avaliar se o seu Maltês está com todos os nutrientes necessários. Às vezes, a gente acha que é só preferência, mas pode ter algo por trás. Pergunte se existe uma ração de adulto com perfil nutricional parecido com a de filhote, talvez isso ajude na transição.

Já passei por isso! Tentei forçar a troca e ele ficou dias sem comer quase nada, fiquei desesperado. No final, o que funcionou foi molhar a ração de adulto com um pouco de água morna e misturar um fiozinho de azeite extra virgem (sem sal). O cheiro ficou mais forte e ele comeu! Depois fui diminuindo o azeite aos poucos.

A ração de filhote tem mais energia, o que pode ser bom pra alguns cães mais ativos, mas pra outros pode engordar. Se ele está bem, mas você quer trocar, talvez valha a pena conversar com o vet sobre rações ‘super premium’ de adulto que são mais palatáveis e nutritivas. Algumas marcas lançam ‘sensory’ ou ‘flavor’ que atraem mais o paladar. Mas o ideal é a troca gradual e acompanhada.